Debates, discussões, argumentos, contra-argumentos, minutos e minutos perdidos. Um clássico de sexta-feira à noite para responder a uma pergunta simples. “O que é que se faz hoje?”

A Wikinight ajuda-o a poupar este tempo. A nova plataforma, disponível na forma de aplicação, funciona como um guia, que disponibiliza a agenda noturna de Lisboa, Porto e Coimbra. Se lhe apetecer um copo, pode espreitar a secção dos bares. Se quiser dançar, pode ir ver que discotecas há por perto (a plataforma tem sistema de geolocalização) e que festas estão agendadas nestas cidades. Se a vontade for a de ir assistir a um concerto e música ao vivo, também aqui poderá encontrar a sua resposta. A regra é que tudo comece depois das 19h30.

Disponível gratuitamente para sistemas operativos iOS e Android desde segunda-feira, 29 de outubro, é possível criar um perfil e guardar os eventos favoritos para que a app, juntamente com dados recolhidos relativos às preferências, consiga possa fazer sugestões semanais que vão ao encontro do gosto do utilizador, através de notificações.

Francisco Coutinho, 22 anos, natural de Lisboa, foi quem desenvolveu o conceito. Formado em design e multimédia, acreditou que seria uma boa aposta, porque várias vezes teve dificuldades em decidir o destino da noite. Levou a ideia ao WebSummit e pouco tempo depois foi descoberto por um investidor belga.

Daywise. A app que vai ensiná-lo a gerir as suas notificações e a ser produtivo
Daywise. A app que vai ensiná-lo a gerir as suas notificações e a ser produtivo
Ver artigo

A Wikinight funciona em português ou inglês, consoante o idioma utilizado no telemóvel. "[A aplicação] É boa para quem cá está, mas ainda é melhor para quem não conhece", diz à MAGG, numa alusão aos estrangeiros que visitam o País. "Lembro-me de, no WebSummit, estar, por acaso, ao lado de um grupo de estrangeiros que não conheciam Portugal, confusos sobre para onde ir à noite. Mostrámos a aplicação e eles usaram-na."

Ao longo do último ano, já foram estabelecidas cerca de duas mil parcerias. A forma como bares, discotecas e salas de espetáculo podem aderir e aparecer na plataforma é simples. Basta entrar no Wikiboard, um backoffice, onde devem fazer o registo com todas as informações necessárias. A informação é revista e, caso esteja tudo bem, é aprovada e passa a ficar disponível na app.

Um dos próximos passos será estabelecer uma parceria com uma bilheteira online, para que outro tipo de eventos, mais ligados à cultura (dos espetáculos de stand-up comedy ao teatro), que aconteçam depois das 19h30, também sejam incluídos nas sugestões.

Será ainda possível acumular pontos — convidando amigos a juntarem-se à comunidade Wikinight — e, assim, receber alguns brindes: desde entradas em festas a bebidas grátis.

A Wikinight só está ainda disponível em três cidades portuguesas, mas a ideia é expandir para outras.O Algarve está planeado já para o próximo verão. Depois é cruzar fronteiras: "Queremos chegar a Espanha e, mais tarde, aos Estados Unidos."