Numa altura em que se diabolizaram as palhinhas e que o ato de ir às compras com sacos de pano já não é coisa de gente estranha, todas as medidas que venham ajudar a reduzir o uso do plástico são bem-vindas.

A compra a granel é uma delas e, por isso, viram-se multiplicar as lojas especializadas neste tipo de oferta e alguns supermercados guardam uma secção específica para quem quer levar apenas o que realmente necessita, sem desperdiçar produto nem sacos de plástico. Muitas dessas lojas têm disponíveis sacos de papel e, em algumas, há até a hipótese de levar os próprios frascos e encher.

A acrescer ao facto de ser um passo dado na proteção do ambiente, a venda a granel tem ainda a vantagem de ser mais barata. A quinoa a granel, por exemplo, custa no Go Natural 5,29/kg, enquanto que a embalada, não se encontra a menos de 6,58/kg, podendo ir, consoante as marcas, até aos 15,40/kg.

Go Natural ruma a norte para um Porto mais saudável
Go Natural ruma a norte para um Porto mais saudável
Ver artigo

Quisémos, por isso, perceber o porquê de os silos deste supermercado, onde são colocados os produtos a granel serem, na verdade, enchidos com os produtos que estão embalados nas prateleiras. A MAGG assistiu ao momento em que os funcionários abriam, uma por uma, as embalagens individuais, algumas de um quilo ou menos, até que conseguissem com esse produto encher o dispensador a granel. Como resultado deste trabalho estava um carrinho de compras cheio das embalagens de plástico, já vazias. Ou seja, o propósito de evitar o consumo de plásticos, não se cumpre.

Contactada pela MAGG, a Go Natural fez questão de esclarecer que essas embalagens são encaminhadas para reciclagem, como é comum com todos os desperdícios gerados nas lojas. Aproveitaram ainda para lembrar que os supermercados Go Natural não disponibilizam descartáveis de plástico, mas sim sacos de papel reciclado, sacos de pano e ainda sacos feitos a partir da cana do açúcar para as frutas e legumes. "Todos os dias procuramos para os todos os negócios soluções mais amigas do ambiente", garantem, numa resposta enviada por email.

Há um novo Go Natural junto à Praça Camões
Há um novo Go Natural junto à Praça Camões
Ver artigo

Em resposta à situação enunciada, a cadeia de restaurantes e supermercados refere que a utilização de embalagens para encher os silos justifica-se para que sejam cumpridos "todos os padrões de qualidade e segurança alimentar da Sonae MC ao nível de higienização e controlo dos lotes". Admitem que podiam optar por encomendarem grandes quantidades de produtos para a venda a granel mas, devido ao curto prazo de validade, haveria desperdício alimentar, o que iria contrariar a política de sustentabilidade. Mesmo assim, em produtos de maior rotação, garantem estar à procura de formatos maiores junto dos fornecedores.

Não pensam deixar de vender a granel, mesmo que não traga para já vantagens ambientais ou financeiras (na verdade usam os produtos que estão nas embalagens vendidas a um preço mais alto para vender mais baixo a granel), justificando que com a venda nos dois formatos — a granel e embalado — dão resposta a todos os clientes.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.