As cores querem-se neutras, com os rosas pálidos a ganharem relevo e apontamentos tropicais a remeterem-nos para outras latitudes. Assim é a proposta da Conforama que apresentou em Madrid o seu novo catálogo com as tendências de decoração para a estação mais fria.

Paulo Piteira, o decorador embaixador Conforama para o mercado português, guiou-nos numa visita a uma casa modelo completamente decorada pela marca. Começámos pelo quarto que tinha uma forte tendência para a próxima estação – o tropical. Os verdes, as palmeiras, os tucanos e os flamingos entram dentro do quarto para dar um ar mais acolhedor. Para contrastar, a base era neutra, assim é possível ir trocando de detalhes (capas de edredão, capas de almofadas, molduras) e automaticamente mudar o ar de uma divisão.

Depois do quarto, foi a vez de passar para a cozinha. Moderna e minimalista, a cozinha tem de ser pensada em quem vive e não apenas em termos de decoração. Por isso, Paulo Piteira, aconselha a que se pense num triângulo na cozinha. Frigorífico, zona de lavagem dos alimentos e zona de confeção é a tríade mais importante e funcional desta divisão.

A terceira divisão foi o quarto das crianças e, como na cozinha, este espaço era fundamentalmente funcional e prático. A organização é a prioridade número um, bem como as diferentes zonas – para dormir, para estudar e para brincar. As cores deste quarto devem ser neutras e servir de base para uma decoração mais alegre. Por outro lado é importante que toda a decoração e organização do espaço devam ser pensadas ao nível da criança e não ao nível dos mais crescidos.

Veludo. O tecido mais trendy e indispensável na decoração
Veludo. O tecido mais trendy e indispensável na decoração
Ver artigo

De seguida, foi a vez da sala, o sítio preferido dos portugueses para estar quando as temperaturas descem – segundo um estudo da Conforama. Neste espaço, o conselho do decorador foi o de trazer muitas texturas e elementos visuais, para evitar que se torne demasiado monótono. Os espelhos são um importante elemento decorativo uma vez que dão profundidade a qualquer lugar. Por sua vez, os rosas claro, os dourados e os azuis petróleo são algumas das cores tendências para este espaço.

A sala de jantar é uma extensão da própria sala. O espelho aqui também é uma constante, sendo uma mesa grande o principal destaque. Também um aparador com dois candeeiros, um de cada lado, são essenciais quando se trata de uma sala de jantar, segundo esta proposta.

No entanto, de acordo com o estudo CASA ON, apresentado pelo CEO ibérioc David Almeida, prevêem mudar de decoração, muitos pretendem alterar alguns detalhes para a época mais fria. Um dado curioso do mesmo trabalho:  quase metade dos portugueses inquiridos troca de roupa quando chega a casa, de modo a ficar mais confortável.

A MAGG viajou a convite da Conforama