As temperaturas desceram e os dias, principalmente as manhãs, já pedem roupa mais quente. Está, por isso, na altura de tirar do armário os casacos grossos, os collants, as botas e aquelas camisolas que dão vontade de viver lá dentro desde o primeiro dia de inverno até ao primeiro dia de primavera.

Como é o caso das camisolas de caxemira, o tecido mais apetecível nos dias mais frios. Que também é um dos mais luxuosos e, por isso, mais caros do mundo. Apesar de serem sempre peças bastante mais caras do que outras peças noutros materiais, há já várias opções de caxemira nas lojas com valores mais acessíveis, como na Zara, Mango ou a H&M.

A lã de caxemira é muito suave, quente e confortável. O que faz com que não sejam precisas mais umas 20 camadas de roupa ou um casacão. Além disso, é ainda um material que, apesar do valor, se vende em todas as coleções de outono/inverno e acaba por ser uma tendência intemporal.

A sua durabilidade é outra das razões que faz com que comprar uma peça de caxemira, seja um bom investimento. Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados com estas, para que fiquem sempre impecáveis. A roupa deste tecido deve ser idealmente lavada à mão, ou, se for na máquina, deve ser no ciclo "hand wash". Caso a máquina não tenha essa opção, pode colocar-se a peça de roupa dentro de uma fronha de almofada e lavar a frio.

Batom vermelho. A cor perfeita para lábios nesta estação (e nas outras todas)
Batom vermelho. A cor perfeita para lábios nesta estação (e nas outras todas)
Ver artigo

Outra das dicas importantes para estimar uma peça em caxemira, é deixá-la a secar deitada em cima de toalha e, quando a guardar, não a deve pendurar. Desta forma, evita que o tecido vá alargando e ganhado formas indesejadas.

Sendo ainda este um tecido do qual também as traças gostam, a roupa em caxemira deve ser guardada quando já está totalmente seca e, idealmente, dentro de um saco (daqueles próprios para roupa).

Os cuidados a ter são alguns, mas valem todos a pena para garantir que a peça em que investimos vai continuar a poder ser usada por muitos e muitos anos.

Para quem quer peças com caxemira, mas a preços mais acessíveis e com menos preocupações, pode sempre optar pelas roupas que têm alguma percentagem desse tecido, mas que são misturadas com outros. E essas peças também podem ser encontradas nas lojas mais comuns. Damos-lhe 20 sugestões com 100% de caxemira.