O restaurante Ginos, que faz sucesso em Espanha desde o final dos anos 80, chega a Portugal esta quarta-feira, dia 24 de outubro. A cadeia de restaurantes italianos abre o seu 122º espaço, o primeiro fora de Espanha, desta feita em Lisboa, mais concretamente na Alameda dos Oceanos (Parque das Nações).

Com o intuito de democratizar a cozinha italiana e oferecer a mesma a um preço mais acessível, o Ginos aposta forte na qualidade e frescura dos produtos, importados diretamente de Itália. "Queremos proporcionar uma experiência italiana autêntica e, por isso mesmo, temos produtos italianos verdadeiros adquiridos a fornecedores também italianos", afirma Luís Rocha e Melo, diretor de operações do Grupo Vips em Portugal, empresa que gere a marca Starbucks na Península Ibérica.

O representante do Grupo Vips avança também que, no Ginos, a personalização é palavra de ordem. "Todos os clientes podem trocar, alterar e acrescentar ingredientes de acordo com aquilo que desejam, podem criar o prato que querem verdadeiramente", afirma Luís Rocha e Melo, algo que é possível devido às pizzas serem feitas no momento, bem como as massas, salteadas apenas quando o pedido é feito.

Com o objetivo de alcançar todos os tipos de público, o Ginos apresenta uma longa carta recheada de sugestões de entradas, massas, pizzas, saladas, pratos de carne com inspiração mediterrânica e sobremesas — onde se inclui "um dos melhores tiramisús de Lisboa", garante Sandra Silva, gerente de zona do Grupo Vips — , mas também alternativas para vegetarianos e um menu infantil equilibrado.

A par do que já foi feito em Espanha, o novo restaurante do Parque das Nações tem uma segunda carta inteiramente dedicada aos intolerantes ao glúten. Tal como explica Sandra Silva, "o Ginos será o terceiro restaurante em Lisboa certificado a 100 por cento pela Associação Portuguesa de Celíacos". Apesar da grande ligação a Itália, o melhor de Portugal não é esquecido e o Ginos apresenta uma carta de vinhos portugueses com bastante variedade, com sugestões de vinhos do Douro, Alentejo e Dão, embora também existam cervejas e vinhos italianos.

Alameda dos Oceanos, nº 1 1.06.1.1
Parque das Nações, Lisboa
Reservas: www.ginos.pt

Com um design e decoração assumido como rústico industrial, Luís Rocha e Melo explica que tudo neste espaço foi pensado ao detalhe: "A presença forte do metal, as instalações à vista com toques de armazém, tudo isto faz parte de um conceito descontraído e inovador já aplicado nos outros espaços da marca, com fortes inspirações no que são os restaurantes de Milão, Londres e até Nova Iorque".

Com capacidade para 250 pessoas (assim que a esplanada estiver montada), o Ginos está aberto todos os dias, das 12h às 23h de domingo a quinta, encerrando uma hora mais tarde (00h) às sextas, sábados e vésperas de feriados. Mas o espaço do Parque das Nações não será filho único por muito tempo — de acordo com os representantes do Grupo Vips, a empresa pretende abrir "15 a 20 espaços do grupo nos próximos cinco anos, por todo o País".