FAO Schwarz. A loja de brinquedos mais icónica de Nova Iorque (e do cinema) vai reabrir

Foi aqui que Tom Hanks tocou piano com os pés em “Big” e que Kim Kardashian, Angelina Jolie e Britney Spears fizeram compras para os filhos.

A loja de brinquedos regressa a 16 de novembro

Getty Images

Em 1988, Tom Hanks recebeu a sua primeira nomeação para o Óscar de Melhor Ator. Com apenas 32 anos, na altura mais magro e com menos rugas, tornava-se famoso em todo o mundo com “Big”, o filme que conta a história de uma criança que entra numa misteriosa máquina cigana com o desejo de se tornar adulto — e consegue.

Numa das cenas mais emblemáticas do filme, Tom Hanks salta para um piano gigante e começa a tocar a música “Chopsticks”, perante uma loja cheia de miúdos.

O momento marcou de tal forma a história do cinema que, 25 anos depois, Tom Hanks foi convidado a reinterpretar a cena ao lado de Sandra Bullock. No programa de televisão “The Jonathan Ross Show”, o ator mostrou que os anos até podem ter passado mas o movimento de pernas continua lá.

O que é que isto tudo tem a ver com uma loja icónica que reabre agora em Nova Iorque? Tudo. A emblemática cena do piano foi rodada na FAO Schwarz, a loja de brinquedos mais antiga dos Estados Unidos (1862). Encerrada desde 2015, está prestes a voltar a Nova Iorque.

O que vamos poder encontrar na FAO Schwarz

Se o cinema adorava a FAO Schwarz (“Sozinho em Casa 2: Perdido em Nova Iorque” e “Cuidado com as Gémeas” também rodaram cenas aqui)  as celebridades também. Kim Kardashian e Kanye West eram clientes assíduos (antes de serem pais, vale a pena salientar), bem como Angelina Jolie, Britney Spears e Victoria Beckham. No seu auge, a loja teve 40 espaços nos Estados Unidos.

Infelizmente vieram tempos negros. Em 2009 foi adquirida pela Toys ‘R’ Us, mais tarde passou para as mãos do ThreeSixty Group. A venda foi oficializada em outubro de 2016. A loja na Fifth Avenue já tinha encerrado um ano antes, porém, uma vez que os proprietários não eram capazes de suportar os preços absurdos do arrendamento, no ano passado, o espaço foi ocupado temporariamente pela Apple Store, que ficava mesmo em frente, e que teve de fechar para obras.

Os planos para a torre do relógio na FAO Schwarz

O encerramento de uma das lojas de brinquedos mais queridas dos nova-iorquinos foi um choque. Três anos depois, surgem finalmente as boas notícias. Depois de muitos rumores, o regresso já é oficial: a 16 de novembro, a FAO Schwarz volta a abrir portas em Nova Iorque, trocando a Fifth Avenue pela 30 Rockefeller Plaza.

O novo espaço vai trazer o piano gigante de “Big”, a adorada torre do relógio e novidades como espetáculos de magia, uma mercearia de brincar e pistas de corridas de carros para os miúdos construírem. Num total de 1.850 metros quadrados, vai haver espaço ainda para ursos de peluche em tamanho real e uma loja de doces.

O novo espaço no aeroporto LaGuardia, em Nova Iorque

Um segundo espaço da FAO Schwarz deverá abrir ainda em novembro no terminal B do aeroporto LaGuardia, em Nova Iorque. Há ainda planos de expansão para o Canadá e China, bem como lojas temporárias em Londres, Espanha e Austrália.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]