A plataforma Ross fica na Antárctida e é conhecida por ser a maior estrutura de gelo no mundo, com exatamente 487,000 km² de superfície — o que equivale à mesma área ocupada pela França. De maneira a conseguir estudar os movimentos e a estrutura da plataforma, um grupo de investigadores decidiu instalar, em 2014, cerca de 34 detetores sísmicos que permitiram registar as vibrações causadas pelos ventos fortes nas dunas de gelo.

Numa carta publicada esta terça-feira, 16 de outubro, na Geophysical Research Letters, uma revista científica, os investigadores revelaram a conclusão do seu estudo. "Descobrimos que a plataforma de gelo 'canta' quase de forma contínua mas as frequências sonoras mudam consoante o tipo de tempestades que, por sua vez, alteram as dunas de gelo e a sua estrutura", lê-se.

O "canto" do gelo, tal como é identificado pelos cientistas, é, na verdade, consequência das vibrações emitidas entre as placas que vão chocando entre si durante a tempestade, mas a frequência do som é tão baixa que se torna impercetível ao ouvido humano.

No entanto, um dos investigadores editou a gravação e acelerou-a em mais de 1200 vezes de modo a tornar o som reconhecível. E o resultado é bizarro, no mínimo.