Se há coisa a que a Apple já ensinou aos seus consumidores, é que a tradição é para se seguir. E a tradição manda que depois de um grande evento em setembro, onde são anunciados os novos iPhone, vem outro imediatamente a seguir para os restantes produtos que não tiveram tempo de ser divulgados no evento anterior. Para não fugir ao que tem vindo a ser habitual, isso vai acontecer mais uma vez em outubro onde se espera que sejam anunciados os novos modelos de iPad e de computadores Mac. E já há data marcada.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 18 de outubro, pela própria Apple, que já começou a enviar os convites aos vários orgãos de comunicação social, bem como a vários influenciadores digitais e youtubers convidados para as novas apresentações. Pode já marcar a data no seu calendário: terça-feira, 30 de outubro, é o dia em que se vão confirmar ou não os vários rumores acerca dos novos produtos da multinacional tecnológica.

Como sempre, o evento vai ser transmitido em direto através do site oficial da marca entre as 18 e as 20 horas de Portugal. Durante duas horas, Tim Cook, CEO da empresa, e restante equipa, irão revelar não só os novos produtos mas também a data de lançamento de uma atualização incremental ao iOS 12, o sistema operativo para iPhone e iPad.

Novo iPhone. Tudo o que o telefone faz de novo e tem de diferente dos outros modelos
Novo iPhone. Tudo o que o telefone faz de novo e tem de diferente dos outros modelos
Ver artigo

Além de uma versão melhorada do iPad, que se espera que venha sem moldura e com mais e melhor ecrã, especula-se também que surjam sem botão principal e sem sensor de impressão digital. Para desbloqueio, será utilizada a mesma tecnologia presente nos iPhone X, Xr, Xs e Xs Max, através de um sensor de reconhecimento facial. Está ainda previsto que os novos iPad cheguem em dois tamanhos novos: 11 e 12,9 polegadas de ecrã.

No evento deverá tamném ser anunciada uma nova versão do MacBook Air que revolucionou a indústria quando chegou ao mercado, em 2008. Nesta nova versão, o ecrã LCD deverá ser substituído por um de alta resolução e muito semelhante ao da gama Pro dos restantes computadores.

Os novos equipamentos deverão chegar às lojas dos Estados Unidos poucas semanas depois do evento. A Portugal deverão demorar um pouco mais, estando prevista a chegada apenas ainda antes do final do ano.