A cada temporada que passa, as modas alteram-se e as tendências também. Este outono vamos poder contar com maquilhagem de tons terrosos, simples e leve, com destaque para os olhos e boca nos dias de festa. O batom vermelho continuará a ser um must-have, sendo que o poderá usar de diversas maneiras — e para diversos fins.

Make Up Talents Dior

Mostrar Esconder

O concurso Make Up Talents Dior resulta de uma parceria entre a Dior e a Perfumes & Companhia, e pretendia encontrar talentos escondidos dentro da cadeia da loja de perfumes. A final aconteceu a 11 de outubro, e a vencedora foi Ana Sofia Fernandes Ribeiro. Conquistou o júri com uma maquilhagem futurista em tons rosa.

E como é que sabemos isto tudo? Falámos com a equipa de maquilhadores internacionais da Dior, que esteve em Lisboa a propósito da final do concurso de maquilhagem Make Up Talents Dior, uma parceria entre a marca e a Perfumes & Companhia. À MAGG, os maquilhadores desvendaram as tendências para a próxima estação e alguns truques que não dispensam na sua profissão.

Maquilhagem. Estes são os sete pincéis que precisa de ter

As sombras em tons outonais

Os tons mais outonais continuam na moda. “Os bordeaux, os beringelas, os verdes secos são aquelas cores que associamos a esta altura do ano e que nos transmitem uma sensação de conforto e calor”, explica José Teixeira, make up artista da Dior em Portugal.

Ralph Lteif, da Dior Pro Team a nível internacional, que, tal como o colega Norman Pohl e José Teixeira, fez parte do júri, segue a mesma linha e opta por tons quentes ou cores “on fire”, que transmitem a mensagem de que a mulher pode ser feminina mas ao mesmo tempo seduzir com a sua maquilhagem.

Norman Pohl vai mais longe e diz que os vermelhos, os rosas e os tons alaranjados são para ser vistos nos olhos, nos lábios e nas bochechas.

O concurso decorreu na Perfumes & Companhia do Centro Comercial Colombo

Pouca maquilhagem e eyeliner debaixo do olho

Em termos de pele, querem-se contrastes: por um lado uma pele quase desnuda, simples e com pouca maquilhagem (a chamada no make up make up), ou então apostar na maquilhagem statement, intensificando olhos e lábios. Neste caso, o make up artista português dá um conselho: “Para o dia a dia, se calhar apostar num ou no outro, mas numa ocasião de festa, porque não intensificar os dois? Acho que fica fantástico.”

Dicionário de maquilhagem. 10 palavras estranhas que precisa de entender

Outra tendência que poderá usar é o eyeliner por baixo do olho, na pálpebra inferior. Norman Pohl explica que foi usado no desfile da Dior em Paris, no final de setembro, e que favorece todas as mulheres.

“Muitas gostam de usar o eyeliner na linha das pestanas, mas nem todos os formatos de olhos são favorecidos. O eyeliner por baixo dos olhos é uma possibilidade para todas as mulheres para contornar e dar vida ao olho”.

Os essenciais de maquilhagem

A MAGG pediu aos dois maquilhadores internacionais da Pro Team da Dior para selecionarem cinco produtos essenciais para a próxima temporada. Ralph Lteif começa por dizer que cada mulher é única, e que por isso “têm necessidades e prioridades diferentes, o que torna difícil a tarefa de eleger produtos essenciais”.

Ainda assim, explica, numa primeira fase gosta de uniformizar a pele, e que por isso escolhe uma base ou um pó. Depois o blush é essencial porque “traz emoção, dimensão e feminilidade à cara”, o eyeliner porque dá um dramatismo à maquilhagem, uma máscara de pestanas, que abre o olhar, e finalmente um batom que é “o elemento mais feminino da maquilhagem e que define a personalidade da mulher”.

O make up artist Ralph Lteif

Os melhores truques e dicas

Norman Pohl está em sintonia com o colega e elege um bom tratamento de skincare, uma base, um produto de cuidado de lábios, um batom e uma máscara de pestanas. Com um batom, uma mulher poderá fazer diversas coisas: “Se aplicar com os dedos o batom torna-se quase invisível, se aplicar um bálsamo hidratante antes o batom ficará com um efeito brilhante e se aplicar normalmente, este ficará mais intenso”.

Também poderá dar um ar mais saudável à sua pele se o aplicar como um blush. Basta apenas aplicar com os dedos para que o resultado fique mais natural. Por isso, com apenas um produto de maquilhagem podemos criar diversos looks.

8 novidades de beleza da rentrèe

Outro conselho tem que ver com a base. Pohl afirma que é habitual usar uma base de alta cobertura, que é colocada desde a raiz do cabelo até ao pescoço.

“O meu conselho é aplicar o mínimo de base possível, ou até misturar com o creme hidratante, para um ar mais reluzente e não tão carregado. Depois, se for preciso mais cobertura em certas áreas, pode ir adicionando mais camadas”, explica o make up artista. Assim a sua cara terá um ar mais saudável e não de plástico. Ralph Lteif, por sua vez, prefere dar um truque de maquilhagem menos técnico “cada pessoa devia usar a maquilhagem conforme a sua personalidade”.

Se for uma pessoa clássica, é essa a maquilhagem que deve usar, mesmo quando as tendências não são exatamente as mesmas “a maquilhagem tem a ver com personalidade, e por isso não faria uma maquilhagem super moderna para alguém que fosse mais clássico”.