Nunca foi tão fácil entrarmos em contacto com o outro e é inegável que as aplicações de chat, como o Messenger e o WhatsApp, desempenham um papel fundamental em manter um casal ligado o dia todo — mas será que tal é proveitoso para o relacionamento?

Segundo Pedro Brás, psicoterapeuta da Clínica da Mente, tudo depende da quantidade de mensagens trocadas e do tempo em contacto com o companheiro. “Todos os comportamentos são aceitáveis desde que haja um equilíbrio — tudo em demasia traz apenas desvantagens”, conta à MAGG, alertando que “o excesso de mensagens pode indiciar um nível de ciúmes ou apego não saudável”.

Para além de poder ser um sinal de alarme, estar em contacto com o parceiro durante todo o dia também pode originar outros problemas. “A questão principal é se a comunicação excessiva durante o dia não traz complicações para a conversa presencial, como questionar sobre uma mensagem não respondida ou o que estava a fazer a determinada hora”, salienta o especialista, que refere que são raros os temas abordados em mensagens “que não são repetidos presencialmente”, facto que torna as trocas de mensagens escritas “desnecessárias e inoportunas no tempo, a não ser que se tratem de assuntos urgentes”.

Não estamos viciados nos telemóveis, mas sim nas outras pessoas
Não estamos viciados nos telemóveis, mas sim nas outras pessoas
Ver artigo

Tem algo importante a discutir? Largue o telemóvel

Quer tenha recebido boas ou más notícias, é natural que tenha a tendência de querer partilhá-las o mais depressa possível com as pessoas mais próximas, onde se inclui o seu parceiro. Porém, tratando-se de temas importantes, o melhor é abordá-los apenas quando estiver frente a frente — tudo pelo bem da sua relação.

Os casais deveriam utilizar o tempo em que estão separados para viverem a sua individualidade, privacidade e para se focarem nas diferentes atividades diárias."

“As comunicações por telefone ou escritas perdem muita informação devido às limitações físicas dessas plataformas, para além de causarem muitos mal-entendidos ”, explica Pedro Brás. “Recebemos informação pelo que ouvimos e pelo que lemos, mas o principal meio de comunicação é a não verbal, a comunicação que vemos com os nossos olhos. A forma como o nosso corpo ‘fala’ transmite mais informação do que aquilo que dizemos e só pessoalmente percebemos bem o que o outro nos quer dizer”, continua o psicoterapeuta.

Para além disso, se passar o dia todo a trocar mensagens, é bem provável que não dê a importância devida a tudo o resto que se passa à sua volta, nem aproveite os momentos a sós para se focar em si. “Os casais deveriam utilizar o tempo em que estão separados para viverem a sua individualidade, privacidade e para se focarem nas diferentes atividades diárias”, salienta Pedro Brás, que refere que “quando estamos com a família, devemos estar apenas focados nela; quando estamos com os amigos, só devemos estar a partilhar os nossos momentos com eles; no trabalho, não deveríamos permitir que nada nos afete a concentração e o foco”.

Lida e não respondia — os perigos de estar sempre online

Os “checks” azuis do WhatsApp e a informação de “lida” do Messenger tornaram-se o nosso pior pesadelo. Graças a estas funcionalidades, é praticamente impossível alegar ainda não ter lido a mensagem, algo que pode acarretar problemas e originar discussões quando as mensagens ignoradas são do parceiro, algo que o especialista Pedro Brás considera ser “o grave problema”.

O psicoterapeuta acrescenta que devido a estas aplicações oferecerem a informação do estado da leitura e se a pessoa está online, “o utilizador sabe quando o outro está a escrever e até ficamos à espera da resposta. Quando escrevemos a alguém que vê a nossa mensagem e não nos responde, começamos a pensar sobre a razão desse comportamento, o que nos leva a ter pensamentos de perda e de desinteresse do outro por nós, criando uma preocupação negativa e uma pressão grande na comunicação a dois”.

Estar sempre a olhar para o telemóvel está a arruinar as suas relações
Estar sempre a olhar para o telemóvel está a arruinar as suas relações
Ver artigo

O ignorar de uma mensagem mesmo quando nos encontramos online também pode originar ciúmes, dado que pode levar o parceiro a questionar o porquê do outro elemento estar disponível na aplicação, embora se mantenha sem responder. “Começamos a sentir uma sensação de perda que nos cria ciúmes, dado que, com as novas ferramentas tecnológicas, a facilidade com que conversamos com qualquer pessoa ou que somos abordados cria medos e inseguranças para os parceiros mais ciumentos e com menos autoconfiança e autoestima”, alerta Pedro Brás, que salienta que há pessoas que acreditam que a sua relação pode ser posta em causa pelos “ataques e abordagens de antigos namorados ou de pessoas novas que possam surgir na vida do companheiro”.

Mas as mensagens podem ser benéficas, se usadas da melhor forma. Para o psicoterapeuta Pedro Brás, a troca de mensagens de um casal deve reduzir-se a assuntos urgentes ou a temas que possam dar novo ânimo à relação. “Excluindo os recados ou avisos, os casais devem de facto apimentar a sua relação com algumas mensagens de ‘flirt' para se lembrarem que estão a pensar na outra pessoa e para ajudar a quebrar o stresse de um dia intenso de trabalho”, conclui o especialista, que ainda salienta que “as mensagens de controlo e de cobrança apenas criam pressão no relacionamento e são, muitas vezes, a causa do término da relação”.