Já é costume Márcia Gonçalves, autora do blogue “Compassionate Cuisine“, apresentar-nos alternativas bem mais saudáveis às receitas originais dos doces de que tanto gostamos. Depois da mousse de manga, é a vez de aprender a versão light do famoso crumble, onde pode, ou não, entrar o açúcar adicionado (ainda que em doses bem menores). Mas prepare-se: a sobremesa exige alguma preparação. São vários ingredientes, para diferentes camadas, ainda que o modo de preparação seja simples.

São 168 calorias por fatia, 26,4 gramas de hidratos de carbono e 3,6 gramas de fibra e 3,7 gramas de proteína. Teste e experimente. Fazendo este exercício, um dia já não vai precisar de matar a gula com os doces que lhe fazem mal — já vai ter um substituto para todos. Mas é crucial não esquecer: a moderação é mesmo importante para uma vida equilibrada, portanto não exagere no número de fatias.

Foto de Márcia Gonçalves

Ingredientes para o bolo crumble:
1/2 chávena farinha de trigo sarraceno
3/4 chávena + 2 colheres de sopa farinha de aveia (pode ser feita com flocos triturados)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
1 colher de chá de baking powder (fermento químico)
1/2 colher de chá de canela
1 pitada de sal
1/4 chávena de açúcar ou xarope de arroz
1/2 chávena puré de maçã
1/2 chávena + 2 colheres de sopa de bebida vegetal (soja, amêndoa, aveia…)
2 colheres de sopa de azeite

Ingredientes para o crumble:
1 chávena de aveia em flocos grossos
2 colheres de sopa de farinha de aveia
2 colheres de sopa de xarope de arroz
2 colheres de sopa de óleo de coco, derretido (ou outro)
1/2 colher de chá de canela

Ingredientes para o recheio de morangos e framboesas:
100g de framboesas
200g de morangos, cortados em pedaços
1 colher de sopa de xarope de arroz (ou outro)
1/2 colher de chá de amido de milho
raspa de 1/2 limão

Modo de preparação:
Numa taça, combine a farinha, fermento e sal. Noutra taça, misture os ingredientes líquidos e o açúcar, descritos na parte do bolo. Junte a mistura dos ingredientes líquidos à taça dos ingredientes sólidos, até a mistura ficar homogénea, sem mexer demasiado a massa. Transfira a massa para uma forma retangular (com papel vegetal). Prepare o crumble misturando todos os ingredientes acima descritos. Para fazer o recheio de framboesa e morango, coloque as frutas preparadas numa panela pequena, juntamente com o xarope, amido e raspa de limão. Mexa frequentemente, e coza ligeiramente as frutas para que libertem alguns dos seus sucos e fiquem mais macias. Coloque o recheio de morangos por cima da massa do bolo na forma, numa única camada, e coloque, por fim, o crumble por cima. Leve ao forno a 175ºC durante cerca de 30-35 minutos, até a base do bolo estar cozida, e o crumble dourado.