São daqueles números que nos fazem, no mínimo, encolher a barriga para disfarçar.

Estima-se que, em Portugal, mais de metade da população tenha obesidade ou pré-obesidade. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, há 1,4 milhões de pessoas obesas em Portugal, o que faz com que fiquemos num lugar cimeiro de uma lista europeia que ninguém quer encabeçar.

Mas não estamos sozinhos nesta luta contra o excesso de peso. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade alcançou as proporções de pandemia, com mais de 1,9 mil milhões de adultos com excesso de peso. Deste grupo, mais de 600 milhões de pessoas são obesas.

É claro que ninguém faz questão de ir à secção plus size comprar roupa e era mais simpático ir à praia sem pudores, mas a questão aqui vai muito além da estética. No Dia Mundial da Obesidade — esta quinta-feira 11 de outubro — a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) lembra que está associada a um decréscimo da esperança média de vida e da qualidade da mesma, estando muitas vezes ligada a doenças como a diabetes, a hipertensão, outras doenças metabólicas, respiratórias, cardiovasculares, ósseas e vários tipos de cancro.

Histórias inspiradoras de 3 mulheres que eram obesas, perderam peso e nunca mais engordaram
Histórias inspiradoras de 3 mulheres que eram obesas, perderam peso e nunca mais engordaram
Ver artigo

E é exatamente por sabermos que nem esteticamente nem em termos de saúde o peso em excesso traz benefícios que decidimos colocar a questão: "Porque é que continuámos gordos?". Ainda mais quando vemos a alimentação saudável a ganhar terreno em Portugal?

Não há supermercado que não tenha uma já larga secção de comida saudável, os restaurantes com essa preocupação brotam que nem cogumelos em todo o lado e, segundo um estudo da Kantar Worldpanel, empresa especializada em comportamentos de consumo, 77,5% dos portugueses admite ingerir menos gordura e 69,3% prefere comprar produtos com pouco sal.

"Comprar um queijo com 30% menos de gordura não quer dizer que seja isento e um produto, lá por dizer 'light' na embalagem, não quer dizer não engorde", lembra Paula Freitas, endocrinologista e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, que reforça: "Uma caloria é sempre uma caloria, independentemente de onde vem".

A resposta tem que ser global

Os especialistas ouvidos pela MAGG são unânimes em considerar que a pergunta do título é daquelas para um milhão de euros. E a resposta, como seria de se esperar, não é imediata.

Júlia Galhardo. “Estamos a ser enganados pela indústria do açúcar e estamos a deixar porque nos sabe bem"
Júlia Galhardo. “Estamos a ser enganados pela indústria do açúcar e estamos a deixar porque nos sabe bem"
Ver artigo

"Tentar perceber o porquê de continuarmos com excesso de peso requer uma análise global à nossa sociedade", refere Pedro Graça. O diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável dá como exemplo a entrada das mulheres no mundo do trabalho. "Culturalmente, eram as mulheres as encarregadas da parte alimentar da família e como agora o tempo livre para isso é menor, a solução passa muitas vezes por comidas pré-feitas, ou seja, mais calóricas e menos ricas nutricionalmente".

Pedro Graça salienta ainda que, contrariando aquela que é a nossa essência, passamos menos tempo à mesa, em família, uma vez que "os horários de trabalho e de escola confundem-se e sobrepõem-se aos da família".

A mecanização do trabalho é outros dos fatores que ajudam a explicar a obesidade em Portugal. "Até podemos trabalhar oito horas por dia, mas se estamos esse tempo todo em frente a um computador, o gasto de energia é residual".

Quanto mais pobre, mais gordo

Este entretítulo não revela preconceito, revela sim a realidade. Paula Freitas lembra que é nas classes mais desfavorecidas e com menos literacia que os números da obesidade são mais elevados. "Não podemos fazer boas escolhas se não temos informação", refere.

E, segundo a especialista, desengane-se quem acha que comer bem é mais caro. "Uma sopa é barata, há peixes ricos em ácidos gordos que não são dos mais caros, como é o caso da sardinha. E as carnes brancas, as mais saudáveis, são também as mais baratas". Mas prontamente, acrescenta, indo ao encontro ao que Pedro Graça dizia: "Não há é paciência nem disponibilidade para cozinhar".

Comer mais à noite influencia o peso — e é a ciência que o prova
Comer mais à noite influencia o peso — e é a ciência que o prova
Ver artigo

Mesmo assim, o membro da Direção Geral de Saúde reforça que, no geral, a alimentação saudável tende a ser mais cara. "Para saber que é possível comer barato numa ida ao mercado é preciso reunir informação sobre nutrição à qual as pessoas de classes mais desfavorecidas não têm acesso. Além disso, falámos de pessoas que habitualmente trabalham muitas horas, deixando pouco tempo livre para a cozinha".

E se a solução for o fast food, aí sim, não há dúvidas. Existem hambúrgueres no McDonald's a 1,25€ e uma salada do Vitaminas não custa nunca menos do que 7,50€.

Estas mesmas classes sociais mais desfavorecidas eram aquelas que, há uns anos, estavam mais associadas a trabalhos braçais, muitas vezes no campo, atividades que obrigam a um maior gasto calórico, lembra Pedro Graça. "Agora, vemos essas pessoas em cargos como operadoras de caixa de supermercado, rececionistas ou em fábricas, tudo ocupações cujo gasto energético é bastante menor".

A genética também conta

Mariana Monteiro, médica e investigadora Multidisciplinar de Investigação Biomédica e professora da Universidade do Porto põe em cima da mesa mais um fator a juntar aos tantos outros já mencionados pelos especialistas e que podem ajudar a explicar o facto de Portugal ter mais de metade da população com excesso de peso.

"Quem é obeso terá nascido, à partida, com uma predisposição genética para essa condição", explica à MAGG. No entanto, Mariana Monteiro não quer que seja a genética a explicar tudo. Aliás, salienta que mais do que o nasce connosco, há todo um estilo de vida que influencia a forma como a genética nos molda.

“Não é obeso quem quer. É obeso quem pode”
“Não é obeso quem quer. É obeso quem pode”
Ver artigo

"Já que temos consciência que vimos de um historial de obesidade, devíamos ter um cuidado redobrado", afirma, ainda que não veja isso acontecer. "É um bocado a lógica do fumador que, apesar de saber que o cigarro mata, continua a fumar", garante. A médica acredita que o facto de haver mais comida saudável disponível não significa necessariamente que as pessoas a comam. "Escolher uma refeição saudável de vez em quando não chega. O saudável devia ser prática diária".

A investigadora refere que a obesidade não se foca apenas na alimentação — "Há que mexer o corpo e ir ao ginásio de vez em quando não chega" — mas, em Portugal, há hábitos à mesa que têm que mudar. Fala do excesso de sal e de açúcar, do prato com demasiados hidratos, mas acaba por resumir os nossos (maus) hábitos numa frase: "Comemos muito de tudo".