Depois do casamento real de Harry e Meghan Markle, pensámos que a dose de casamentos reais britânicos ficaria por ali. Muito enganados. A prima de Harry e William, a princesa Eugenie, casa dia 12 de Outubro, sexta-feira, e os detalhes já começaram a surgir em público. Neta da rainha Isabel II, e filha do duque de York, o príncipe Andrew, Eugenie está prestes a subir ao altar com o namorado de longe data Jack Brooksbank, com quem namora há sete anos. Estes são os detalhes conhecidos do segundo casamento real do ano, que se prepara para ser de arromba.

O pedido de casamento

O pedido de casamento foi feito na Nicarágua, com um vulcão como pano de fundo, durante o pôr do sol. O anel de noivado foi desenhado pelos dois, sendo que o futuro marido da princesa de York escolheu uma safira para embelezar a jóia, antes de a princesa dar o aval final. A pedra preciosa foi escolhida por “mudar de cor dependendo dos ângulos” o que o faz lembrar a noiva. O anúncio do noivado foi oficializado em Janeiro de 2018 no palácio de Buckingham, em Londres.

Família Real. Sem-abrigo revoltados por terem de sair das ruas de Windsor para o casamento da Princesa Eugenie
Família Real. Sem-abrigo revoltados por terem de sair das ruas de Windsor para o casamento da Princesa Eugenie
Ver artigo

O casamento

A cerimónia terá lugar na capela St. George, no castelo de Windsor, à semelhança da cerimónia dos duques de Sussex, Harry e Meghan. Mas esta não será a única coisa que terão em comum com o casamento real em maio deste ano. A princesa Eugenie e o seu noivo convidaram 1200 pessoas anónimas para assistir à cerimónia nos jardins em redor da capela. Também como no casamento do primo, alguns dos convidados serão celebridades: além dos membros da família real, Ellie Goulding, Ed Sheeran e David e Victoria Beckham estarão também presentes no enlace.

Durante a cerimónia, está previsto que o cantor italiano Andrea Bocelli cante duas músicas, sendo depois acompanhado por membros da Orquestra Filarmónica Real. No que toca às alianças, não as poderemos ver até ao dia do casamento, mas é possível que sejam de ouro Welsh, uma tradição que vem desde 1923 e que começou com a rainha-mãe. O bouquet também é uma incógnita, mas espera-se que tenha pelo menos um ramo de murta, uma tradição do século XIX que a sua mãe, Sarah Ferguson, seguiu quando se casou com o príncipe Andrew.

Após a cerimónia religiosa, segue-se o tradicional cortejo, numa carruagem, que passará por uma parte de Windsor. Em relação ao vestido, que é talvez o detalhe mais esperado da cerimónia, pouco se sabe, mas as casas de apostas acreditam que a escolha recairá sobre o designer Erdem.

26 regras mirabolantes que a família real tem de seguir
26 regras mirabolantes que a família real tem de seguir
Ver artigo

O copo de água

Segundo algumas revistas e sites especializados, o casamento durará dois dias. Primeiro contará com uma receção providenciada pela rainha Isabel II, avó da noiva, logo a seguir à cerimónia religiosa. Este será um evento com um dress code black-tie, ou seja, os homens terão de ir de fato com um laço preto e as mulheres com elegantes vestidos. A receção será no Royal Lodge em Windsor. No dia seguinte, os convidados terão uma festa durante a tarde, organizada por uma empresa especializada.

Todos os eventos do casamento real serão sem plástico, uma medida que a própria noiva já adotou na sua casa. Numa entrevista à revista Vogue revelou que todo o plástico será banido, já que a sua casa “é toda antiplástico”.

O bolo, à semelhança do casamento do príncipe Harry e Meghan Markle, rompe com a tradição. Em vez de optaram pelo típico bolo de frutos cristalizados, os noivos optaram por um bolo de chocolate e red velvet, sendo que o palácio de Kensington o descreve como sendo “um bolo tradicional mas com um toque de modernidade”.

As últimas notícias dão conta que o casamento real irá custar cerca mais de 2.2 milhões de euros. Segundo alguns meios especializados, este valor será suportado pelos contribuintes, uma vez que será preciso policiamento extra.