5 aplicações que o vão ajudar a perceber tudo o que aconteceu na sua cabeça ontem à noite

A maioria é gratuita, simples e promete ajudá-lo a exteriorizar os seus sonhos, a interpretá-los e até a induzir sonhos lúcidos.

Segundo estas aplicações aquilo que sonhamos pode dizer muito sobre o nosso passado, presente e futuro

A finalidade e o significado dos sonhos são um tema discutido há muito tempo e que desperta o nosso interesse. Sonhar repetidamente a mesma coisa poderá ter algum significado particular? E porque é que esquecemos uns sonhos e nos lembramos de outros? Nem vale a pena falar dos déjà vu, pois não?

Hoje, os cientistas estão a desenvolver trabalho no sentido de decifrar o que vemos enquanto dormimos, mas até lá a internet faz a sua quota-parte para satisfazer a nossa curiosidade. Estas são as 5 aplicações (para iOS e Android) que prometem ajudar-nos a entender melhor este assunto.

1. iDream – Dream Dictionary (iOS): Qualquer tipo de sonho parece estar incluído nesta aplicação gratuita para iPhones e iPads. Esta permite que naveguemos por uma lista ordenada, em que cada significado contém hiperligações para outras interpretações para facilitar o entendimento geral dos nossos sonhos. Existe também a possibilidade de criar um diário de sonhos (para memória futura ou só para desabafar depois de um pesadelo) que encontra automaticamente os termos relevantes e os destaca e os remete para os seus significados.

2. DreamZ (iOS): Esta é uma aplicação ambiciosa (sendo por isso a única não gratuita desta lista) que promete revolucionar a forma como dormimos e sonhamos. O seu objetivo é que através da aplicação consigamos perceber que estamos a sonhar e controlar esse mesmo sonho (um sonho lúcido, portanto).
Como funciona? A DreamZ baseia-se nas diferentes fases que passamos ao longo da noite, desde a do sono leve até à do profundo, sabendo a etapa de sono em que nos encontramos através dos movimentos do corpo detetados pelos sensores do iPhone. A fase mais importante aqui é a REM (Rapid Eye Movement, que é a fase onde nos mexemos menos mas em que atingimos os sonhos mais vívidos), em que a aplicação reproduz trechos de áudio com o objetivo de criar um estímulo externo que seja incluído no conteúdo do sonho. Estes áudios são relativos a uma temática que pode ser programada antecipadamente pelo utilizador.
Para além disso, a DreamZ tem ainda a opção de despertador e despertador FreshMode, que controla o ciclo de sono e nos acorda quando estamos num sono mais leve (tentando contrariar aquele mau humor matinal).

3. Dream Interpretation (Android): Tal como o iDream, este é um dicionário de significado de sonhos. Fácil de consultar e com sistema de busca com mais de dez mil significados. Esta aplicação diferencia-se das suas irmãs da Google Play por ter três explicações para cada conceito (de autores como Gustavus Hindman Miller, Richard James Morrison e até Sigmund Freud).

4. Lucidity (Android): Promete ser o melhor diário de sonhos do mercado. Este é um espaço para escrevermos e armazenarmos todo o que imaginámos de noite, para a estabelecer uma rotina e identificar padrões de temáticas ou sentimentos vividos. Um uso muito curioso desta aplicação é (para quem tem jeito) a possibilidade de desenhar também os nossos sonhos.

5. Lucid Dream Inducer: Mais uma aplicação para induzir os sonhos lúcidos, desta vez para Android. Esta tem exatamente a mesma forma de funcionamento da aplicação DreamZ, mas não guarda ou analisar qualquer tipo de informação (sendo necessário conjugar com as outras aplicações acima mencionadas).

Experimentámos interpretar 5 sonhos possíveis no Dream Interpretation

  • Sonhar com uma viagem: pode tanto significar sucesso como desilusão. Se a viagem for para um local remoto e desconhecido pode querer dizer alertá-lo para potenciais inimigos e estados de espírito menos positivos, já uma viagem a montanhas ou com natureza abundante denota que se encontra numa fase próspera e feliz.
  • Sonhar que está em dieta: revela ansiedade e preocupação com o seu estilo de vida. Pode ser mesmo uma mensagem do seu corpo para deixar de adiar para depois de amanhã aquela corrida e salada que anda a evitar.
  • Sonhar com um anel de rubi (como o do Rui Veloso): denota sorte no trabalho ou no amor.
  • Sonhar que está num elevador: se estiver a subir significa um possível aumento e melhoria das sua economias e posição social. Se está a descer pode querer dizer que o azar está próximo e pode causar-lhe alguns danos.
  • Sonhar com rosas: é quase o mesmo que sonhos cor-de-rosa. Um sonho com rosas à partida é sinal de felicidade e prosperidade próxima.
Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. filipacastelao@magg.pt