Mesas dos convidados, músicas, flores, fotógrafo, vestido de casamento, bouquet, bolo, carro, maquilhagem, penteado. Organizar um casamento é quase tão difícil como participar num triatlo, de seguida correr dez maratonas dentro de um labirinto, fazer um treino de crossfit só porque sim e na loucura terminar o dia a dar banho aos miúdos.

Organizar um casamento é tomar decisões a cada cinco minutos e não fazer a mínima ideia se fez a escolha certa. É inevitável que seja assim: há tanto por onde escolher, tantas opções viáveis, tantas opiniões e sugestões. Nesse campo não podemos ajudar muito (infelizmente ainda não temos uma bola de cristal que ajuda a fazer escolhas difíceis), mas temos algumas sugestões num dos tópicos mais complexos da lista de afazeres dos noivos: o sítio onde vão casar.

Na Quinta dos Machados, pode casar num bosque onde em tempos passava o antigo caminho do Palácio Real de Mafra. Na Imani Country House, a 15 minutos de Évora, o paraíso rural de José Pedro Vasconcelos tem 11 hectares de pomares, jardins e oliveiras centenárias para o casamento perfeito.

Era capaz de casar com um desconhecido? A história do novo reality show da SIC
Era capaz de casar com um desconhecido? A história do novo reality show da SIC
Ver artigo

Quinta dos Machados, Mafra

Numa quinta com mais de 400 anos de história, e rodeada por um bosque onde em tempos passava o antigo caminho do Palácio Real de Mafra, a Quinta dos Machados é um local de sonho a 20 minutos de Lisboa. Com um total de 29 quartos duplos e duas casas familiares, no local há ainda um spa com sauna, banheira de hidromassagem e banho turco, restaurante, bar e uma piscina exterior.

Então e os casamentos? Há seis opções dentro da Quinta dos Machados, que vão desde o Salão de Banquetes que dá para um máximo de 300 pessoas até ao Abrigo do Bosque, para 80. Eles tratam de todos os pormenores da festa, desde a refeição confeccionada por um chef até ao brinca do dia seguinte.

Morada: E.N. 8, Barras, 2665-006, Mafra
Telefone: 261 961 279

Imani Country House, Évora

A 15 minutos de Évora, e a uma hora de Lisboa, a Imani Country House pertence a Mariana Roxo e José Pedro Vasconcelos, que descobriram em Guadalupe uma propriedade agrícola abandonada do início do século XX. Dos estábulos em ruínas nasceram os quartos e suites (são sete no total), lá fora os 11 hectares de pomares, jardins e oliveiras centenárias ganharam duas piscinas exteriores, camas de rede e até um honesty bar.

Há mais. A Imani Country House também tem um restaurante inspirada na cozinha alentejana, uma loja de vinhos e, claro, espaço para eventos. Há um salão com 220 metros quadrados, e muito espaço lá fora para fazer o casamento perfeito. Eles tratam de tudo — "nenhum detalhe é demasiado pequeno e nenhum pedido demasiado grande para a nossa equipa", garantem.

Morada: Quinta de Montemuro, 7000-223, Guadalupe
Telefone: 925 613 847

Regras de etiqueta básicas para um casamento. É de bom tom oferecer dinheiro? E levar vestido preto?
Regras de etiqueta básicas para um casamento. É de bom tom oferecer dinheiro? E levar vestido preto?
Ver artigo

Monte do Ramalho, Avis

Numa tradicional quinta alentejana a sete minutos de carro da vila de Avis, o Monte do Ramalho é do mais tradicional que pode encontrar na região. Rodeado por uma magnífica planície alentejana, este turismo rural tem três casas para arrendar, que vão dão para entre duas a seis pessoas, totalmente equipadas para que não lhe falte nada. Lá fora há uma piscina biológica.

Na realização de eventos, há três pavilhões cobertos, uma eira tradicional alentejana e ainda uma capela com mais de 100 anos que permite a realização de eventos religiosos.

Morada: Monte do Ramalho, Apartado 7, Avis
Telefone: 929 120 997

Herdade da Matinha, Cercal do Alentejo

Em plena Costa Alentejana, mais precisamente na aldeia do Cercal, a Herdade da Matinha diz que é tão simples como a vida. E é assim, de facto — nós passámos por lá e sentimos o mesmo. Numa propriedade com 110 hectares com mais de 14 mil pinheiros, no total há 22 quartos, que se dividem por blocos pelo terreno. Por outras palavras, é impossível andar aos encontrões com os hóspedes. No que diz respeito às refeições, o turismo rural serve, além do pequeno-almoço, snacks ligeiros ao longo do dia e tem menus ao jantar.

De outubro a abril, é possível casar na Herdade da Matinha. É possível arrendar a casa por inteiro, com capacidade para alojar cerca de 60 pessoas. Quanto às refeições, eles têm opções para todos os gostos — com a refeição principal (entradas, prato principal, sobremesa e bebidas incluídas), mesa de sobremesas, midnight snack e bar aberto.

Morada: Herdade da Matinha, 7555-231, Cercal do Alentejo
Telefone: 933 739 245

Casal do Frade, Sesimbra

A dois quilómetros da aldeia do Meio, no concelho de Sesimbra, a quinta Casal do Frade tem nove quartos, que vão desde os bungalows até aos quartos duplos e suites. Todos os quartos são térreos, com saída direta para terraços e jardim. Com uma impressionante nota de 9,6 em 10 na Booking, o espaço tem ainda uma piscina de água salgada, um campo de ténis e um spa holístico.

Para a realização de exemplos, há um amplo salão para festas com capacidade até 250 convidados. Lá fora, o extenso jardim também pode ser o local perfeito para realizar a cerimónia, ou simplesmente conviver durante a festa.

Morada: Rua do Casalinho, Aldeia Do Meco, 2970-052, Sesimbra
Telefone: 918 593 007

Herdade da Maxuqueira, Gavião

Em pleno Alto Alentejo, concelho do Gavião, a Herdade da Maxuqueira fica num monte alentejano com dez quartos duplos, uma sala de estar, piscina e, claro, um salão para todo o tipo de eventos. Com capacidade máxima para 150 pessoas, eles tratam de tudo, desde o copo de água até à decoração.

Pormenor interessante: estamos numa propriedade que remonta ao século XVI e que actualmente também se dedica à exploração agropecuária: plantas aromáticas e medicinais (PAM), cortiça, eucaliptos, pinheiros e criação de gado bovino, tudo em modo de produção biológica.

Morada: Herdade da Maxuqueira, 6040-077, Margem
Telefone: 241 634 038

Casa dos Viscondes da Várzea, Lamego

Noivos e convidados, sejam bem-vindos a uma mansão aristocrática de estilo rústico que remonta ao século XVII. Está rodeado por vinhas, pomares e olivais em plena região do Douro, a Casa dos Viscondes da Várzea tem quartos com uma decoração típica de outros tempos, corrimões em pedra e cálices barrocos.

Há mais: uma piscina de água salgada e um campo de ténis também fazem parte das instalações do hotel rural, bem como uma capela com um altar barroco, adegas de vinho seculares e um lagar de azeite ainda em funcionamento. Para a realização de eventos há rês grandes salas de banquetes e terraços com vista para o vale, uma charrete puxada por dois cavalos Lusitanos e uma mini-charrete puxada por dois póneis.

Morada: Rua Várzea de Abrunhais., 5100-878, Lamego
Telefone: 967 606 385

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.