Tirar boas fotografias já não é sinónimo de boas câmaras. O sucesso do Instagram, e de outras plataformas relevantes onde a partilha da imagem é a componente principal, e a adesão crescente aos vários smartphones no mercado tornou possível que qualquer pessoa consiga criar uma identidade muito própria nas redes sociais. Basta puxar do telemóvel, abrir a aplicação da câmara e preparar o shot. Não é por acaso que se começaram a utilizar as hashtags #shotoniphone ou #phonephotography um pouco por toda a internet — é que em menos de segundos é possível ter uma fotografias incrível, cheia de cor, nitidez, brilho e definição.

E tudo isto sem ter de gastar perto de dois mil euros em máquinas, lentes e outros acessórios que são importantes para um fotógrafo profissional mas que, para um utilizador comum, não compensam. São cada vez mais o equipamentos especializados em oferecer uma boa experiência fotográfica, e prova disso é o Huawei P20 Pro que além de três câmaras traseiras, apresenta ainda várias funcionalidades específicas para que o shot saia perfeito, como o ajuste automático da lente, do brilho e da saturação no ato de tirar uma fotografia.

Fomos testar o novo Huawei num safari na África do Sul
Fomos testar o novo Huawei num safari na África do Sul
Ver artigo

Um dos grandes inimigos de uma boa imagem é a falta de qualidade que, muitas vezes, pode ser originado pelo constante tremer das mãos. E até nesse aspeto os telemóveis estão muito avançados, como é o caso do Samsung Galaxy S9 ou do iPhone Xs Max que apresentam um estabilizador de imagem.

Como o nome indica, essa ferramenta permite a estabilização quase total da fotografia para compensar as mãos trémulas do utilizador. Uma fotografia que sairia desfocada, desinteressante e sem cor, transforma-se afinal numa imagem digna de ir para o Instagram e fazer pirraça aos seus seguidores.

A MAGG foi olhar para todos os smartphones atualmente no mercado e escolheu os 8 mais importantes, do mais barato ao mais caro, para quem dá grande importância à componente fotográfica.