Só pode ser teletransporte. Foi o pensamento que nos ocorreu, depois de subirmos ao restaurante Panorâmico, no último andar do Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Abriram-se as portas e duvidámos se ainda estaríamos na Avenida Fontes Pereira de Melo. Dali conseguíamos ver tudo: Lisboa, o Tejo, o Cristo Rei, a Margem Sul. Havia mesas espalhadas por toda a ampla sala, mas a MAGG teve a sorte de se sentar numa bem junto de uma das grandes janelas que iluminam o espaço. Estava sol, o céu não podia estar mais azul e estávamos com fome.

Era o primeiro dia em que era servido o Grande Almoço de Domingo, disponível desde 23 de setembro, e foi esse o motivo que nos levou lá. Dividido em quatro momentos, a comida é portuguesa, pensada para a família inteira, para desfrutar com a calma que pede este dia.

As entradas incluem enchidos, bola, salada, diferentes pastas

Os almoços são servidos ao domingo, entre as 12h30 e as 17 horas. As ementas mudam semanalmente, mas incluem:

  • Bebida de boas-vindas
  • Seleção de entradas tradicionais
  • 2 pratos principais cozinhados com ingredientes portugueses
  • Sobremesas regionais

Extra: os miúdos podem criar as suas próprias pizzas no forno de lenha.

Tudo começou com uma bebida de boas vindas, neste caso uma sangria de rosé e frutos vermelhos. Chegaram as entradas à mesa. Havia salada de quinoa, pão ainda quente, enchidos, azeitonas, salada, tomate cereja. Em pequenos potes, diversas pastas, desde a de azeitona à de sapateira ou de atum. Num carrinho que circula por entre as mesas, apareceu o presunto e o salmão marinado em brandy, açúcar e sal, que o empregado cortou e colocou delicadamente em pratos. A mesa estava cheia.

Terminámos a primeira etapa, com o estômago para lá de forrado. Ainda faltavam três: um prato de carne, outro de peixe, cozinhados na grelha a carvão ou no forno de lenha e com ingredientes portugueses. Por último, a sobremesa, que afinal vinha no plural.

Seguiu-se uma corvina com puré de batata e cabrito assado no forno com arroz de enchidos. Os dois incluíam esparregado. Entre conversa e garfadas, já eram 16 horas quando se retiraram os pratos de carne e se anunciaram os doces.

Guarde espaço para sobremesas. São muitas

Numa estrutura semelhante à que se serve nos chás ingleses, surgiram pastéis de nata, finas fatias de kiwi e manga e chocolate negro com pistácios, cada um no seu andar. Ao lado, um prato com um suspiro para o próprio cliente partir, que poderá ser acompanhado por compotas. Havia ainda uma tartelete e creme brulé. Retirámos algumas colheradas de cada um dos pratos, pois era já impossível comer mais.

Passava das 16h30 quando cruzámos os talheres para pôr fim àquela refeição. Tínhamos chegado às 14 horas. Segunda-feira aproximava-se. Começava de estômago cheio e saciado, tanto que não houve muito espaço para o jantar.

O Grande Almoço de Domingo no Sheraton custa 42€ por pessoa. Crianças até aos seis anos não pagam e, até aos 12, têm 50% de desconto.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.