Depois de dois anos consecutivos, está de volta à capital a semana que celebra a comida em todos os seus aspetos: os chefs, os clientes, os restaurantes, a comida de autor e a comida de rua. O Lisbon Food Week traz de volta o seu terceiro festival e promete agitar a cidade com conferências, rotas de gastronomia e vários almoços e jantares que poderá degustar.

É possível combater a depressão com comida
É possível combater a depressão com comida
Ver artigo

De 1 a 10 de Outubro, os amantes da gastronomia podem escolher entre quatro rotas disponibilizadas pelo festival: a rota dos chefs (que contêm os vários restaurantes dos vários chefs oradores no congresso dos cozinheiros), a rota dos bifes (para quem gosta de carne, seja ela grelhada, com ovo a cavalo ou à portuguesa), a rota dos petiscos e da cerveja (onde a Seleção 1927 da Super Bock escolhe a sua própria lista, para degustar cerveja com petiscos) e finalmente a rota do ouro (que é uma parceria com o Zomato Gold, que também criou a sua própria lista de restaurantes). Estas rotas e o rol completo dos restaurantes que delas fazem parte podem ser encontradas no site oficial do festival.

O chef Alexandre Silva contará com o seu restaurante LOCO na rota dos chefes e será orador no Congresso dos Cozinheiros

Mas falámos também em almoços e jantares, não foi? Então vamos entrar nessa parte. São vários os organizados pelo festival. Ao todo são seis eventos onde o local, as datas, o preço e a refeição estão predefinidos e variam conforme os restaurantes aderentes. Damos como exemplo o Atelier Henrique Sá Pessoa, em Marvila, nos dias 3 e 9 de outubro pelas 20h. Pelo valor de 175€ o chefe quer dar a experimentar vários pratos teste que depois poderão fazer parte da carta dos seus restaurantes.

Ervas aromáticas. Como tirar partido das plantas que dão sabor à comida?
Ervas aromáticas. Como tirar partido das plantas que dão sabor à comida?
Ver artigo

Existirão também outros três jantares que darão destaque a um determinado prato tradicional da cozinha portuguesa: o marisco, pelo chefe Rodrigo Castelo, a cabidela, pelos chefs Vítor Adão e Miguel Gameiro, e finalmente o bacalhau, pelo chef Vítor Sobral. O preço destes 3 eventos ronda os 35/40€.

Mulheres com Tomates: As Sementes, será uma das três conferências do segmento 'Conversas à Mesa'

Finalmente, as conferências serão segmentadas em dois eventos diferentes. Primeiro o congresso dos cozinheiros, dia 1 e 2 de outubro, na Lx Factory, que juntará quatro dezenas de convidados que irão cozinhar ao vivo, apresentar idas e projetos e falar sobre um produto ou desafio. Por outro lado, haverá também as Conversas À Mesa, em determinados sítios da cidade, onde se debaterão pastelaria, os restaurantes clássicos e o empreendedorismo.