Lembra-se daqueles gestos que permitiam abrir uma caixa, estender um tabuleiro, posicionar dados e peões e passar umas boas horas à volta da mesa? Isto dito numa era em que é possível dar tiros virtuais a alguém do outro lado do mundo pode parecer pré-histórico, mas a verdade é que os jogos de tabuleiro estão a voltar a chamar a atenção dos portugueses. Segundo a Majora, desde 2016, as vendas online aumentaram 50% e nas lojas esse crescimento foi na ordem dos 25%.

Levado nessa onda e por querer provar também que "os jogos de tabuleiro não são só para crianças", Gil D'Orey lançou-se no mercado em 2010 com a editora de jogos de tabuleiro MEBO Games. Desde aí tem lançado para o mercado jogos com temas tão diversificados como o "Estoril 1942", sobre crimes passados nesta praia, ou o Viral, no qual o jogador assume o papel de vírus que tem como objetivo infetar um paciente.

O jogo pode ser jogado sozinho ou por até quatro pessoas

Agora, e numa tentativa de perpetuar as festas típicas do verão a todo o ano, a editora lança o Arraial, um jogo de tabuleiro que mistura uma lógica de tetris com a organização de uma festa de santos populares.

O objetivo é atrair o maior número possível de visitantes, recorrendo a estratégias de otimização de espaço com as peças do jogo. No final, o jogador que tiver conseguido reunir mais "pessoas" na sua festa, ganha.

Ainda que que a ideia seja reunir um grupo de amigos à mesa (máximo de quatro jogadores), também é possível jogar ao Arraial sozinho. Em grupo, cada pessoa terá no máximo 15 minutos para a sua estratégia, o que dá o total de uma hora por jogo se o grupo estiver completo.

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O jogo foi criado por Nuno Bizarro Sentieiro e Paulo Soledade, da MEBO Games, e tem ilustrações de Nuno Saraiva, conhecido pelos seus desenhos para as Festas de Lisboa. Ainda que haja um Santo António desenhado na capa, Gil D'Orey explica à MAGG que este não é um jogo para ser jogado apenas em Lisboa. A ilustração remete-nos a tudo o que uma festa deste género tem: sardinhas, cerveja, balões e música ao vivo. Prova disso está no facto de o jogo estar a ser preparado para ser vendido também nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.

O Arraial está disponível em lojas como a FNAC, El Corte Inglés, Continente e Worten e custa 29,90 euros (preço recomendado).