É talvez o equipamento mais popular do mundo que, a cada novo modelo que é anunciado, leva grande parte da internet ao rubro. Ora porque é muito diferente ou semelhante ao modelo anterior, porque é mais caro ou até mesmo porque não traz assim grandes novidades que justifiquem o preço que a Apple pede por ele. Nunca ninguém está completamente contente, mas a verdade é que de ano para ano, o iPhone continua a ser o smartphone mais vendido de sempre, e esta é uma tendência que parece estar para durar.

Como já tem vindo a ser habitual, a Apple reservou a segunda semana de setembro para anunciar os seus novos modelos de iPhone: o iPhone XS e XS Max, com ecrãs de 5.8 e 6.5 polegadas, respetivamente. Além dos nomes horríveis e demasiado longos, os novos equipamentos trazem melhorias ao nível da câmara e do processador embora não sejam uma atualização assim tão significativa para quem já tenha o modelo anterior — o X, que lê-se "dez" mas que toda a gente continua a não respeitar. Os novos modelos chegam a Portugal esta sexta-feira, 21 de setembro, e provavelmente não são para qualquer tipo de utilizador.

A pensar nisso, a MAGG reuniu tudo aquilo que os críticos de tecnologia internacionais já andam a dizer sobre o novo iPhone, depois de o testarem intensamente após a sua apresentação ao público.

As câmaras dos novos modelos são incríveis

A revista norte-americana "The Verge" escreveu que as câmaras dos novos modelos são muito superiores aos do modelo anteriores, mas que ainda assim não conseguem ultrapassar o Google Pixel 2 — o smartphone da Google que saiu em 2017. No entanto, a mesma publicação recomenda a compra só pela qualidade das fotografias que vão sair mais vibrantes e realistas.

"As câmaras do iPhone XS fazem o iPhone X parecer horrível na grande maioria das situações. Mas estamos há um ano a dizer que a melhor câmara é a do Google Pixel 2, e esse continuará a ser o único equipamento que a Apple terá de tentar bater. Mas as pessoas não vão perceber esta diferença e vão continuar a achar que as fotografias tiradas pelo iPhone XS são incríveis. E são."

Novo iPhone. Tudo o que o telefone faz de novo e tem de diferente dos outros modelos
Novo iPhone. Tudo o que o telefone faz de novo e tem de diferente dos outros modelos
Ver artigo

Em grande destaque está a nova funcionalidade chamada Smart HDR que, muito resumidamente, tem a capacidade de juntar várias fotografias numa só para oferecer o melhor shot possível.

Vale a pena comprar o novo modelo se tem um iPhone X?

"No que toca a nível de processamento, o novo processador do iPhone XS é apenas 15% mais rápido do que o iPhone X. Honestamente, não senti uma diferença significativa que, por si só, justificasse a atualização", escreve a revista "The Verge". Já Marques Browlee, influenciador digital e youtuber, mais conhecido pelo nome MKBHD, diz que as diferenças são mínimas e que é muito difícil recomendar os novos modelos a pessoas que venham do iPhone X.

"É difícil recomendar o iPhone XS a quem já tenha um X. E só faz sentido se a ideia for adquirir o modelo com ecrã maior, o XS Max, ou, caso contrário, se tiverem um iPhone 8 ou mais velho do que isso", disse em vídeo. A revista "Wired" escreve que os novos modelos "são exatamente iguais aos anteriores e, por isso, não há nada de incrível que justifique uma atualização. É que até o ecrã é exatamente igual, exceto no modelo maior."

Apple. Conheça os três novos iPhones e o novo Apple Watch (e saiba quando chegam a Portugal)
Apple. Conheça os três novos iPhones e o novo Apple Watch (e saiba quando chegam a Portugal)
Ver artigo

O site "Tech Crunch" defende que o iPhone XS não está, de todo, direcionado a utilizadores do iPhone. "Os novos modelos têm como público alvo milhões de pessoas que ainda não estão a utilizar um equipamento com desbloqueamento por reconhecimento facial", e diz a publicação que já não faz sentido mudar de equipamento de ano para ano. "De dois em dois anos é a opção mais acertada a fazer, e este ano comprovou isso mesmo."

E a bateria?

"Se já decidiu que vai comprar um dos novos equipamentos mas falta-lhe acertar no modelo, a decisão recai apenas no tamanho do ecrã e na bateria. O iPhone XS Max tem uma bateria muito maior do que o iPhone XS, precisamente porque é um telemóvel muito grande. É expectável que dure uma hora e meia a mais do que o anterior modelo. Já a bateria do iPhone XS vai durar apenas meia hora a mais", escreve a revista "The Wired" na sua crítica.

O site "The Verge" é da mesma opinião, e diz que não há grandes diferenças ao nível do consumo do novo modelo para o anterior. "Durante os nossos testes não sentimos nenhuma diferença entre os dois modelos, por isso essa questão só se coloca se tiver um iPhone 8, 7 ou 6." Já a revista "The Inquirer" refere na sua crítica que a bateria do novo iPhone XS, o modelo de 5,8 polegadas, é "2% mais pequena do que o modelo anterior" — mas não tem dúvidas de que isso não se traduzirá em grandes consumos de bateria após um uso intensivo.