Não há Potterhead — nome dado aos fãs incondicionais de Harry Potter — que não saiba qual a sua casa de Hogwarts. A escola de feiticeiros pode aceitar qualquer pessoa que saiba fazer magia, mesmo que um dos pais seja Muggle (um não-feiticeiro), mas é lá que são distribuídos por casas: Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin.

Quem leu os livros e viu os filmes, sabe que cada uma tem características diferentes. Gryffindor valoriza a coragem e a ousadia. Hufflepuff a dedicação e lealdade. Ravenclaw a inteligência e sabedoria. E Slytherin a ambição e destreza.

Harry Potter. Os gadgets que pode usar para se tornar num feiticeiro de Hogwarts
Harry Potter. Os gadgets que pode usar para se tornar num feiticeiro de Hogwarts
Ver artigo

Infelizmente, nem todos fomos sortudos o suficiente para receber a carta de aceitação na escola de feitiçaria. Foi por isso que J.K. Rowling criou em abril de 2012 um mundo digital chamado Pottermore — no fundo, para trazer um pouco da magia a todos nós. Através de um questionário feito pela autora — onde é obrigatório responder com toda a sinceridade —, os fãs podem descobrir a que casa pertencem de acordo com as nossas respostas.

O teste fez sucesso pelo mundo inteiro (também já é possível saber qual o nosso Patronus) e várias celebridades já experimentaram. Kit Harington, Margot Robbie e Ariana Grande são algumas delas, mas os resultados nem sempre correspondem ao esperado. Estrelas da saga "Harry Potter" como Rupert Grint, Bonnie Wright e Evanna Lynch também fizeram o teste, mas será que pertencem às mesmas casas das suas personagens?