E se eu vos disser que passei duas noites mágicas numa cabana na Carrasqueira? Encontrei um sítio encantador, acessível e muito mimoso. É uma cabana de colmo com mais de 100 anos, mas totalmente renovada. É considerada património cultural, foi construída com caniços e madeira e remete-nos para os tempos mais rurais e para as difíceis vidas dos pescadores e agricultores. Esta cabana passou de geração em geração e servia de casa às famílias que só podiam ter habitações precárias. Na sua construção usaram essencialmente madeira, mato, caniço e colmo. Os alicerces foram feitos com cascas de ostras e a trave principal — que ainda hoje se mantém — com um mastro de uma canoa (uma embarcação típica da zona).

Tem um quarto com cama de casal, uma casa de banho (atenção aos mais altos que são capazes de bater com a cabeça... o que torna tudo ainda mais memorável), uma sala com kitchenete e um sofá-cama. A preservação do tipicismo, a decoração harmoniosa e o conforto são as qualidades destacadas pela maioria das pessoas que por aqui passam.

A zona também não podia ser melhor: fica numa área protegida, na Reserva Natural do Estuário do Sado. É uma aldeia piscatória calma, na retaguarda da Comporta, a 5km da praia, perto de supermercado e de restaurantes (com muitos pratos tradicionais, como o choco frito e o arroz de choco com camarão) e mesmo ao lado do Cais Palafítico( a 800m, para ser mais precisa). Este cais é dos sítios mais visitados do concelho, muito fotogénico por sinal, e perfeito para um fim de dia com aqueles pores do sol que tanto desejamos apanhar.

Um fim de semana só com amor e uma cabana. Sim, isto existe mesmo (e bem perto)
Um fim de semana só com amor e uma cabana. Sim, isto existe mesmo (e bem perto)

Na minha opinião, é o refúgio indicado para um casal, mesmo que tenha filhos. Além de ser uma boa alternativa a lugares repletos de pessoas, é bastante económico. Nos dias de hoje, jamais conseguiríamos ficar na zona da Comporta por 320€ euros a semana nos meses de Verão e €40 por noite nos restantes meses do ano

Para reservarem esta cabana, enviem email para mmmartinsalberto@gmail.com ou liguem para o 963 378 477. A vossa chamada será atendida por uma voz bem-disposta e muito simpática, a da Manela, que fez questão de me conhecer e de me contar a história deste seu cantinho, que tem tratado de forma tão especial para a tornar única... um autêntico doce, tal como a sua cabana! Espreitem também a página de Facebook, aqui.

Um fim de semana só com amor e uma cabana. Sim, isto existe mesmo (e bem perto)

Será possível viver um amor e uma cabana? Aqui, sim, não tenham dúvidas. Uma experiência que recomendo e que garanto ser inesquecível.