O Miradouro da Senhora do Monte é um dos locais mais emblemáticos da Graça, em Lisboa, já que oferece uma vista panorâmica sobre vários pontos da cidade, como o Castelo de São Jorge, parte da Baixa de Lisboa, o estuário do rio Tejo, o Bairro Alto e até mesmo o Parque Florestal de Monsanto. Para muita gente, é a vista mais bonita de toda a cidade. Mas agora, a preocupação de vários moradores é que essa vista desocupada venha a ser posta em risco depois de, em novembro de 2016, ter sido realizado um Pedido de Informação Prévia para dar início à construção de um prédio no topo da Calçada do Monte, na freguesia de São Vicente. Em novembro de 2017, esse mesmo projeto foi aprovado apesar de terem sido vários os pedidos de revisão.

Segundo vários moradores, que entretanto criaram uma petição pública de modo a tentar travar o início do processo de construções, se este projeto avançar irá obstruir a vista para o rio Tejo, bem como para o Castelo de São Jorge e para o Convento da Graça. Mas há outras preocupações que não se limitam apenas à obstrução da vista. A petição refere ainda que, caso a construção venha mesmo a acontecer, irá "decorrer numa zona de risco sísmico" que está fortemente associada a deslizamentos de terras. Segundo o jornal "Público", que teve acesso à proposta apresentada, o prédio terá três pisos acima da soleira, um piso subterrâneo para estacionamento e a fachada irá medir seis metros de altura. No total, o bloco de apartamentos vai somar nove metros de altura.

Segundo a mesma publicação, o documento que dá a conhecer o projeto faz menção a uma área com um terreno amplo com cerca de 380 metros quadrados para "salvaguardar o sistema de vistas" do miradouro. O problema é que os moradores responsáveis pela petição não estão convencidos de que essa área seja a suficiente para assegurar que a vista panorâmica sobre a cidade não fica comprometida após as construções.

Vai poder ir ao cinema por apenas 2,50€ em todo o País
Vai poder ir ao cinema por apenas 2,50€ em todo o País
Ver artigo

No texto abaixo-assinado há ainda uma referência à importância simbólica do miradouro, que está situado num local manifestamente religioso. "O Miradouro da Senhora do Monte, local de recolhimento religioso e devoção a Nossa Senhora, com uma procissão anual em julho, é também visitado por largos milhares de portugueses e estrangeiros ao longo do ano. Tornou-se num ponto de peregrinação turísticas, acima de tudo por ser um local privilegiado para diariamente se vir admirar o pôr-do-sol. Nas festas de Lisboa e de fim de ano, é ponto obrigatório para ver o fogo de artifício", lê-se.

Apesar de estar ainda numa fase inicial de recolha de assinaturas, a petição pública ganhou tração nas redes sociais e são cada vez mais as pessoas a aderir.

A ideia é depois entregar o documento ao presidente da câmara, à Assembleia Municipal de Lisboa, e à presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, com o objetivo de tentar travar a construção do prédio.