Em pouco mais de dois meses de loja, Inês Ferreira Guedes já teve que lidar com todo o tipo de cliente. Há aqueles que só vêm espreitar, os que sabem aquilo que querem comprar, os que pedem só um café ou os que abrem o computador e ficam o resto do dia. “Há uns tempos, houve um cliente que entrou comigo quando abri a loja e só saiu quando eu lhe disse que estava na hora de fechar”, conta a funcionária.

Não admira que assim seja. Clientes de todos os tipos combinam com um espaço que leva o nome “concept store” ao limite. Por aqui não estão só cuidadosamente selecionadas marcas nacionais e internacionais, que vão desde a cosmética aos licores, como há ainda espaço para um café, bolos de alfarroba, queijos e vinho, mesas grandes para abrir o computador e uma sala de jogos para crianças.

7 fotos

Confuso? Vamos situar-nos então, primeiro do que tudo, no mapa. Estamos em Tavira, a mais bucólica das cidades algarvias, onde os dias se dividem entre mergulhos num mar sem ondas e numa panela de arroz de corvina e amêijoas da Noélia.

Entre essas duas atividades obrigatórias a quem está de visita ao sul, há agora uma terceira, para a qual aconselhamos que tire algum tempo. Não é em cinco minutos que se absorve tudo o que a Ozadi Concept Store tem para oferecer.

Abriu este verão, quase que numa extensão do Hotel Ozadi, que abriu renovado à cidade em 2014 e a oferecer algo que faltava àquela zona do Algarve: um hotel que alia o descanso ao desporto, as férias em família às escapadinhas a dois. Há piscina, ioga, massagens e até passeios a cavalo, jantares temáticos e um restaurante aberto a todos. O único senão? Ficar a quatro quilómetros do centro da cidade.

Este pequeno problema logístico ficou resolvido assim que a Concept Store abriu no centro de Tavira. “É como se fosse uma extensão do hotel, um ponto de encontro para os clientes, que procuram cá a continuidade do que é oferecido no alojamento”, explica Ana Cerqueira, gestora do espaço. Ao mesmo tempo, “é uma forma de o hotel se abrir à cidade e não ficar apenas restrito a quem lá está hospedado”.

Crítica. Experimentámos uma nova massagem em que ninguém nos toca

É por isso que aqui é possível para qualquer um agendar, por exemplo, as experiências que o hotel tem para oferecer. Lembra-se de há pouco termos falado em andar a cavalo? É precisamente essa uma das hipóteses, num passeio de uma hora pela Ria Formosa. Mas também pode ser padel, golf, kitesurf, batismo de mergulho ou observação de golfinhos. E, apesar de parte das experiências serem feitas com parceiros do hotel, são sempre acompanhadas pela Inês Ferreira Guedes ou pela Gisela Serrão, duas biólogas marinhas que dividem agora o tempo entre o mar e a loja que assumem também como um projeto pessoal.

Uma loja que é também café e até restaurante

Entrar pela primeira vez na Ozadi Concept Store é um desafio aos sentidos. Ficamos ali sem saber bem se primeiro nos aproximamos para sentir o aroma dos sabonetes da Amor Luso, se experimentamos os vestidos da Lost In, se pedimos uma fatia de bolo de alfarroba ou se simplesmente nos sentamos a tomar um café. Aliás, será que esta mesa gigante também está à venda? “Não brinque, já nos perguntaram isso muitas vezes”, conta Inês Ferreira Guedes. O mesmo acontece com os candeeiros e até a loiça onde são servidos os petiscos. “Não temos tudo à venda, óbvio, mas quando não temos damos os contactos dos designers com quem trabalhamos”, esclarece Ana Cerqueira.

7 fotos

A loja é multimarca — com curadoria da agência criativa O Apartamento — e representa marcas, artistas e artesãos portugueses e estrangeiros de áreas tão diversas como o têxtil, a cerâmica, a cosmética, a perfumaria ou a área editorial.

Além disso, a tal mesa gigante da entrada ou até mesmo as poltronas mais ao fundo, convidam a sentar. Não é preciso ficar tanto tempo como o tal cliente que passou o dia na loja entre entrevistas de Skype, cafés, petiscos e leituras, mas a verdade é que aqui dá mesmo para isso tudo.

Ozadi Concept Store

Mostrar Esconder

Morada: Rua da Liberdade, 95, Tavira

Horário: 10h-23h

Telefone: 281 381 770

A parte de Wine Bar está bem apetrechada de tapas de inspiração algarvia, vinhos, cervejas artesanais, sumos naturais e doces aos quais é difícil dizer não. Estamos a falar de D. Rodrigos, tortas de laranja e bolos de alfarroba e figo, ok? O melhor mesmo é puxar de uma cadeira, que esta visita vai ser demorada.