100 gramas de esparguete cozido têm 158 calorias. 100 gramas de curgete têm 17 calorias. O sabor é diferente, claro, mas o truque está em saber tirar partido do fogão, do espiralizador e em fazer as melhores combinações.

Curgete espiralizada é uma forma de comer espaguete só que com muito menos hidratos de carbono, muito menos calorias e com mais vitaminas e minerais. É uma maneira de ingerir mais vegetais, uma parte fundamental da roda dos alimentos, protetora do organismo e um truque para cortar na ingestão de energia diária, caso o objetivo seja perder peso.

A nutricionista Mariana Abecasis dá cinco ideias de receitas com curgete espiralizada. Há saladas, há bolonhesa, há noodles, gratinada e salteada.

Noodles de curgete espiralizada no wok com mistura de legumes

Ingredientes:
1 curgette espiralizada
2 cenouras raladas ou espiralizadas
2 talos de alho francês
Sal
Azeite


Modo de preparação:
No wok, deitar um fio e azeite e, quando estiver quente, juntar a curgete espiralizada, a cenoura e o alho francês. Temperar com sal. Ir mexendo de forma a cozinhar homogeneamente. Quando grelhado está pronto a servir, como prato principal ou como acompanhamento.

Curgete à bolonhesa

Ingredientes:
1 curgete espiralizada
1 cebola
2 dentes de alho
Carne de aves picada
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Tomate

Modo de preparação:
Temperar a carne com sal e pimenta. Num tacho em lume brando com um fio de azeite, deitar a cebola picada e o alho picado e deixar dourar levemente. Juntar a carne picada e deixar cozinhar em lume brando. Cozinhar durante cerca de 15 minutos. À parte, colocar a curgete numa frigideira com um fio de azeite e deixar alourar 2-3 minutos. Quando cozinhados, servir a carne em cama de curgete espiralizada.

Receitas. 7 molhos caseiros e saudáveis para juntar a pratos de massa

Curgete espiralizada gratinada no forno com parmesão

Ingredientes:
1 curgete espiralizada
Sal
Queijo parmesão


Modo de preparação:
Num pirex, colocar a curgete espiralizada, temperada com sal. Cobrir com lascas de parmesão e levar ao forno durante cerca de 7 minutos, na função gratinar.

Curgete espiralizada grelhada com molho pesto e camarão

Ingredientes: 
1 curgete espiralizada
Miolo de camarão
Molho pesto

Modo de preparação:
Numa frigideira anti-aderente, deitar 1 colher de sobremesa de molho pesto. Juntar a curgete espiralizada e saltear durante cerca de 3 minutos. Grelhar previamente o camarão e, quando cozinhado, juntar à curgete, mexendo bem, juntando mais 1 colher de sobremesa de pesto.

Salada fria de curgete espiralizada com pedaços de frango grelhado e abacaxi

Ingredientes:
1 curgete espiralizada
1 peito de frango
2 rodelas de abacaxi
Azeite
Sal


Modo de preparação:
Saltear a curgete espiralizada com um fio de azeite e sal. À parte, cortar o frango em pedaços pequenos e grelhar numa frigideira. Cortar as rodelas de abacaxi e, numa frigideira quente, passar até ficar dourada dos 2 lados.
Numa taça, juntar a curgete, o frango e o abacaxi grelhados e levar ao frigorífico antes de servir.