A missão não foi fácil. Na 42.ª edição da Festa do Avante! — que arrancou na sexta-feira, 7 de setembro, e termina este domingo, 9 — saltam à vista as boinas, as foices, as T-shirts de Che Guevara em preto, vermelho ou verde. Ouvem-se "camaradas" por todo o lado e veem-se famílias reunidas na relva a descansar, a comer e a conversar. Há gastronomia de todos os cantos do País e de alguns sítios no mundo, como a China, Cuba ou Brasil. Há uma gigantesca Feira do Livro e, mesmo ao lado, outra que se dedica à música, onde não faltam os clássicos do rock.

Há debates, mas também há música e pessoas a dançar. Umas mais vestidas, outros menos, sobretudo no momento em que soa a "Carvalhesa", quando todos param o que estão a fazer para dançar e saltar.

A Festa do Avante faz 42 anos e Martins não falhou uma
A Festa do Avante faz 42 anos e Martins não falhou uma
Ver artigo

No meio de tudo isto, observámos pormenores que refletem que a ortodoxia do partido está diferente, mais elástica. Há espaço para piadas, como é o caso do merchandising do partido. Como já acontece há vários anos, o cartaz dos concertos chama quem não é militante ou tem sequer filiação política. Houve Black Mamba, Dead Combo, Xutos e Pontapés, Capitão Fausto ou Orelha Negra. No recinto passeiam aqueles que não falham uma edição, mas também adolescentes e jovens que querem beber copos e dançar. Há espaço para comidas que não têm cidade e contemplam-se já restrições alimentares.

Vejam o que de mais surpreendente encontrámos nesta Festa do Avante!