Há quem tenha saído do espaço com a promessa de nunca mais voltar. O “desnorte” no serviço da Marisqueira Ribamariscos está no topo das reclamações nas páginas do TripAdvisor, Zomato e críticas da Google. Foi este restaurante na Ericeira o primeiro a ser visitado pelo chef Ljubomir Stanisic, na segunda edição de “Pesadelo na Cozinha”, que estreou este domingo, 9 de setembro, em horário nobre, na TVI.

Estreia

EStá tudo a postos para a segunda temporada? O Chef Ljubomir Stanisic não vai perdoar falhas!

Posted by Pesadelo na Cozinha on Sunday, September 9, 2018

Mas parece haver mais problemas na marisqueira. Há quem aponte a má educação dos empregados, os tempos de espera muito grandes, capazes de levar três sopas a demorarem mais de uma hora a chegar à mesa. Há um claro problemas com os vouchers Odisseias ou Lifecooler, que fazem nascer alguma má vontade por parte de quem lá trabalha. Fala-se ainda de problemas higiene, com formigas que chegam a invadir as mesas dos clientes.

No entanto, as opiniões dividem-se e a proporção não é assim tão díspar. No TripAdvisor, por exemplo, leem-se 120 avaliações: 44 que o classificam como “Muito Bom”, 21 como “Excelente”, 18 como “Fraco” e 11 como “Terrível”. Na Google há 230 comentários e uma média de quatro estrelas para aquele espaço. A Zomato não fugiu à regra e tanto se veem pontuações de uma estrela, como de quatro.

Olhem quem é que vai voltar a procurar baratas em restaurantes

Ainda que existam reclamações quanto ao serviço e frescura do marisco, há quem tenha tido boas experiências na Marisqueira Ribamariscos, recomendando-o a todos os que passeiam pela zona de Ribamar, na Ericeira, porque a comida é boa, o ambiente é familiar e o atendimento é excelente.

A primeira temporada de “O Pesadelo na Cozinha”, em 2017, foi um sucesso: os primeiros 13 episódios registaram uma audiência média de 1,5 milhões de espetadores, tendo o último chegado aos 1,9 milhões. Além dos palavrões e expressões do chef do restaurante 100 Maneiras, houve restaurantes a fechar depois de inspeções da ASAE, outros a serem vendidos e empregados a despedirem-se.

Empregados antipáticos, amêijoas secas e tempos de espera enormes

Emma Nikitina, pontuação: 1.0 — Zomato

“Nunca em 13 anos da minha vida em Portugal comi tão mal. Mariscos longe de estarem frescos. A cheirar mal. Desaconselho. Horrible, sea food not fresh, dangerous.”

Pedro Valério, pontuação: 1.0 — Zomato

“Esperar 30 minutos para sentar, havendo mesas livres e a ouvir constantemente ‘tratamos já de si’. Obrigado por me terem aberto (ainda mais) o apetite, mas para ir a outro lado.”

Mary Salles, pontuação: 2.5 — Zomato

“Apesar de ter chegado cedo e de a sala estar vazia, tive de esperar pacientemente que o empregado terminasse de cortar pão (com toda a lentidão do mundo), enquanto falava com outro sobre uns clientes que tinham um voucher, mas que não o utilizaram. Quando finalmente terminou, lá me perguntou o que queria e eu disse que tinha uma reserva …. e um voucher!

Quando perguntei as recomendações, foi sugerido o arroz de marisco, que apesar de ser meia dose daria bem para duas pessoas ou, em alternativa, uma dose para os três. Curiosamente em qualquer dos cenários sugeridos o voucher não podia ser utilizado. Ainda perguntei por outros pratos mas lá fomos para o arroz de marisco que, de facto, deu à vontade para duas pessoas. O bitoque também era uma dose generosa!

O arroz de marisco estava bastante aromático e caldoso, vinha bem recheado de mexilhão, ameijoa e camarão mas os camarões sabiam a frigorífico/congelação e o caldo a sopa de pacote. A carne do bitoque era de boa qualidade e as batatas também.”

Resumindo, não vale a pena ir à Ericeira para comer um bitoque!

Bruno Sousa, pontuação 1.0 — Zomato

“Foi um desgosto comer aqui uma mariscada. Pelo preço que praticam, podiam apresentar uma bandeja com mais diversidade e bastante mais sabor. Não se pode servir o que se serve só porque se está numa zona tradicional de marisco, sem atender à qualidade do serviço e do atendimento. Como marisco bastante melhor e com maior quantidade e mais barato (e com repetição sem pagar mais) em Lisboa ou em Cascais.”

Manuel Pedra, pontuação 1.5 — Zomato

“Não aconselho a Ribamariscos a ninguém! Ontem, dia 19 de agosto de 2016, usei 4 vouchers, na versão opção B, que previamente tinha adquirido por 49,90€ cada, e devo dizer que sofri uma grande desilusão!

Desde logo pelo espaço e suas condições que até formigas tinha a entrar para a sala e a invadir a mesa onde nos instalaram, para não falar na falta de sabão/sabonete na casa de banho/lavatório de uso geral, para que as pessoas pudessem lavar as mãos, quer à entrada quer à saída.

Chegámos pelas 19h45 e saímos já muito perto das 23h00, não por termos repetido (convém não esquecer que os vouchers se referiam a marisco à discrição), mas porque o serviço foi péssimo e demoradíssimo. A qualidade deixa também a desejar e, especialmente no que diz respeito ao camarão (que era suposto ser de três qualidades), que foi uma farsa, era duma só qualidade e um pouco seco. O sabor também não satisfez e, de facto, como aqui também já vi escrito, o melhor pareceu-me mesmo o creme de marisco servido, ainda que tardiamente, à entrada. Os cestos de pão, que deveriam anteceder a chegada do marisco, chegaram tão tardiamente que as ameijoas já estavam frias e, afinal, eram praticamente só tostas daquelas de pacote. Quando se pediu pão torrado o quadro geral foi várias vezes abaixo e até mesmo o pão simples demorou uma eternidade a chegar.

Acresce a toda esta má experiência a manifesta má educação dum senhor de meia idade, que nem cheguei a perceber bem se era o dono ou o empregado. Enfim, a minha filha ainda pediu e registou o seu descontentamento no livro de reclamações, incidindo especialmente na parte da má educação.”

Nuno Gonçalves, pontuação 2.5 — Zomato

“Do pior que tenho encontrado em termos de serviço. Muito tempo à espera e quase parecemos invisíveis aos olhos dos empregados. Um sítio onde decididamente não vou voltar.”

“Desilusão” — TripAdvisor

“Fomos conhecer através de um voucher. Quando telefonámos e dissemos que era voucher… Mesa só a partir das 15h30m… Entrámos e vimos um saco de rede cheio de amêijoa sem agua numa vitrine sem o frio ligado… Amêijoa tinha a casca baça. A mariscada tinha todo o marisco seco de ser cozido com muita antecedência. Fazem um prego fantástico. Praticam a cozinha errada…”

“Almoço do 1.º dia do Ano em Família…” — TripAdvisor

“Desnorte absoluto nas reservas… na abertura… tempos infinitos para o serviço de lista especial da data, muito, mas muito mais caro do que é habitual (porque se fizeram valer da data), mas igual na ementa apresentada, na apresentação da ementa para a escolha… Um funcionário único sem mãos a medir, para atender às mesas. Mais valia ter-se cozinhado em casa… nem que fosse uma açorda de ovo com uns camarões! Uma massada de marisco sem qualquer sabor, pouco caprichada e com o marisco raro no prato e no tacho de barro. Entradas de manteiga, azeitonas e pão, (pouco) e pedimos o pão torrado com manteiga. Veio frio e a manteiga escassa. Todos nós ficámos ansiosos pela saída… já não podíamos com a confusão… a deceção da comida… É para não repetir. Mas, há quem goste… Depende dos gostos e dos dias. Eu não voltarei mais…”

“A não voltar” — TripAdvisor

“Fizemos a reserva com um voucher que incluía, entre outros mariscos, camarão de Espinho. Quando a travessa veio para a mesa não trazia esse ingrediente. Questionei o funcionário que me disse que ninguém tinha camarão de Espinho. Referi que essa informação me deveria ter sido dada quando efetuei a reserva. O voucher incluía marisco à discrição. Quando pedimos outra sapateira, visto a primeira ser pequena, trouxeram só o casco recheado em vez de uma sapateira. Pedimos mais pão torrado e trouxeram-nos pão queimado, literalmente. Não comemos mais nada. Reclamámos e fomos embora. Péssimo serviço.”

“Desiludido” — TripAdvisor

“Sendo a quarta ou quinta vez que me desloco a este restaurante fiquei um pouco desiludido pois pedi duas mariscadas, uma vinha muito bem servida mas a outra trazia uma sapateira pouco maior que uma navalheira. As sobremesas já deviam ter alguns dias de frigorífico, o serviço estava muito confuso e para piorar as coisas ficámos numa mesa junto à janela, que estava infestada de formigas que a meio da refeição já passeavam pela mesa. Espero la voltar e ter melhor sorte.”

“Mais de uma hora à espera da comida” — TripAdvisor

“Grande desilusão. Fui com família, três crianças, para quem pedimos três sopas que demoraram 1h10 a ser servidas. 20 minutos depois veio finalmente o peixe grelhado. Quanto a questões de intolerâncias alimentares, se tiverem não aconselho este restaurante, a maior baralhação. Eu não voltarei com certeza.”

“Tempo de espera :(” — TripAdvisor

“Viemos na expectativa depois de muito ouvir falar. Então passo a dar a minha opinião…. Tempo de espera excessivo, mesmo com reserva …. O creme de marisco é de pacote, a mariscada é muito simples e tem que se ter em atenção se servem tudo o que se tem direito.”

“Qualidade fraca, quantidade péssima”— TripAdvisor

“Éramos dois casais, com dois vouchers do Lifecooler. Nada a apontar ao creme de marisco, muito bom. Em relação ao rodízio de nove mariscos à discrição, ficou muito a desejar. Veio uma travessa para cada casal. Uma dúzia de camarão em cada travessa, uma mini sapateira em cada travessa, dois búzios para cada pessoa, percebes a dar com um pau. Muito pouca quantidade para um rodízio à discrição. Quando acabámos as travessas pensámos que iam trazer outras. Ficámos um pouco à espera, e nada. Nem nos atrevemos a pedir mais. Pedimos sobremesa e café e fomos embora. Restaurante a não voltar.”

“Não voltarei”— TripAdvisor

“Comprei um voucher de rodízio e lá fui até ao Ribamar, a esta bela marisqueira. Como é normal lá vieram as entradas (azeitonas e um prato de polvo), depois de estar a comer as entradas diz o empregado: “Essas entradas não estavam no voucher, mas como é a semana do polvo trouxe na mesma”. Claro que agradeci… (mal eu sabia que iria pagar 6.5€ por um pratinho daqueles). Lá veio a travessa de seis mariscos — sim não eram nove como estava no voucher. Comemos aquilo num instante. Não fôssemos nós ao rodízio, pedimos outra travessa que, passados 45 minutos, não veio, pelo que lá desistimos. Pedimos as sobremesas e mais 15 minutos. Até estava com medo de pedir o café, pois já sabia que o tratamento ia ser o mesmo! Claro, mais 15 minutos. Nesta altura já tinha a certeza que só podiam estar a gozar comigo.

Se não querem que as pessoas lá vão com voucher, acabem com isso. Não tratem é os clientes desta maneira. As sobremesas era só agarrar e colocar na mesa (15 minutos?). 45 minutos para a segunda travessa de marisco e nem veio? Resumindo, paguei 56.50€ no total por umas entradas da treta e uma travessa média de seis mariscos.

Os empregado mais pareciam baratas tontas. Disponibilidade para resolver a situação foi igual a zero. Não voltarei e já anulei dois vouchers que tinha para lá.”

“Vergonhoso”— TripAdvisor

“Num belo domingo, marcámos rodízio de marisco para quatro. No início os empregados muito atenciosos serviram-nos uma salada de polvo sem pedir, por ser o festival do polvo, que não estava incluído no voucher que tínhamos comprado. Achámos uma boa surpresa (mas acabamos por ter de pagar!)… Depois de servidas as duas travessas de marisco, pedimos outra, uma vez que era rodízio. Após 40 minutos de espera acabámos por desistir e pedir a sobremesa uma vez que já estávamos a fazer a digestão!

Rodízio só se for a pouca variedade de marisco que vem na primeira travessa, porque depois não vem mais nada!

Não voltarei.”

“Não podíamos comer” — TripAdvisor

“Cheguei ao meio-dia para almoçar sem marcação e havia muitas mesas ainda vagas sem reserva, onde nós nos poderíamos sentar. Quando disse que pretendia usar um voucher 50% disseram que não o podia utilizar, que viesse durante a semana. Que tenham muita saúde. Dificilmente voltarei.”

“Péssimo Serviço” — TripAdvisor

“Atendimento horrível, arrogância dos funcionários e enganos frequentes no serviço. Os funcionários estavam completamente inaptos a fazer aquele tipo de serviço.”

José Mendes — Críticas Google

“Após uma hora sentado, “tem que esperar porque eu também espero quando vou comer fora”. Sem almoçar, paguei 15€.”

Alexandre Liberato — Críticas Google

“Tempo quente e sem ar condicionado. Alguns empregados já mereciam a reforma. Comida é boa!”

Ze Milho 17 — Críticas Google

“Não aconselho a frequentarem este restaurante! Empregado mal educado, um atendimento muito lento e comida muita má!”

Alexandre Valentim — Críticas Google

“Péssimo serviço. Não há método, organização e tudo demora uma eternidade. De evitar.”

Nuno Almeida — Críticas Google

“Da mariscada para dois, gostei dos percebes e das gambas à guilho. Sapateira q.b., mexilhões e amêijoas não gostei, uma vez que estavam demasiado secos denunciando produtos menos frescos. Um dos empregados indelicado e mal-educado. O dono e outra funcionária nada a apontar.”

5 esplanadas onde se come ótimo marisco em Lisboa

Ana Correia — Críticas Google

“Foi um dia atípico, era dia da mãe. A sopa rica, apesar de boa, estava um pouco salgada e o sortido de marisco, com os camarões secos…. O atendimento muito lento e desatento. Eram 15.30 e ainda estavam a servir almoços tal foi a afluência.”

E o que se diz de bom do Ribamariscos?

André Ramos, pontuação 4.0 — Zomato

“Boa marisqueira. Marisco fresco e as doses são bem servidas . A sapateira é ótima. O atendimento é muito simpático. Para este restaurante comprei um voucher para a mariscada à descrição. Compensa bem e a comida é boa. 20 euros por pessoa para comer até cair com esta qualidade, vale a pena.”

Nuno Oliveira, pontuação: 4.0 — Zomato

“Excelente localização junto ao mar da Ericeira. Tem esplanada e parque de estacionamento com bastantes lugares. A caldeirada tem bastante variedade de peixes e é bastante apaladada. Uma dose é cerca de 25€, mas dá para duas ou mesmo três pessoas.”

Cátia Pereira, pontuação 4.0 — Zomato

“Espaço acolhedor. O staff é muito simpático. Demorou um pouco a servir, mas estava tudo ótimo. É muito fresco. As sobremesas estavam fantásticas!”

Nuno Oliveira, pontuação: 4.0 — Zomato

“Excelente localização junto ao mar da Ericeira. Tem esplanada e parque de estacionamento com bastantes lugares. A caldeirada tem bastante variedade de peixes e é bastante apaladada. Uma dose é cerca de 25€ mas dá para duas ou mesmo três pessoas.”

“Bom marisco” — TripAdvisor

“O serviço é rápido e simpático. O Ambiente é descontraído. Tem um bom espaço para grupos. O marisco parece ser de boa qualidade e é bem servido.”

“Almoço” — TripAdvisor

“Atendimento muito bom. Achei a comida muito bem servida e foi o melhor arroz de marisco que já comi. É para voltar.”

“Almoço perto da praia, com sabores de mar” — TripAdvisor

“Bom parque de estacionamento no exterior. Sala muito simples, mas funcional. Decoração em geral podia ser um pouco melhorada. Atendimento simpático mas muito demorado e com muita desorganização mas acima de tudo não falhou.

Quanto ao que interessa a alimentação. Foi-nos servida uma sapateira de entrada com cerca de 1kg, divinal bem confeccionada fresca e saborosa. Pão torrado teve que ser pedido posteriormente (10 minutos espera). De seguida, uma dourada de mar escalada 1Kg, também de grande nível e no ponto, com legumes e salada. Não pedi sobremesa pois estávamos satisfeitíssímos. A conta dentro do esperado, sem surpresas.

Espero que a demora no atendimento e o serviço seja ultrapassado e melhorado. Porque fiquei com vontade de voltar para provar as outras sugestões.”

“Agradável surpresa” — TripAdvisor

Comprei um voucher da odisseias. Fomos num dia de semana ao almoço. Fomos bem recebidos e logo sentados. Passado meia hora, o restaurante estava cheio. Costumo comprar vouchers na Odisseias e usar neste restaurante e até hoje não tive razões de queixa.

“Adorámos”— TripAdvisor

“Adorámos e vamos querer repetir. Pessoal 5*. Fomos muito bem recebidos e a comida estava ótima! Fomos com o voucher da TopVendas de rodízio e não podíamos ter saído de lá mais satisfeitos. Fomos sempre bem servidos e sempre com um atendimento top!”

Carlos Madeira — Críticas Google

“A sopa Rica do Mar e a cataplana de mariscos são divinais. Do melhor que já comi. O doce especial da casa, elaborado pelo cozinheiro está ao mesmo nível. Só é pena que não esteja sempre na ementa. Destaco também o atendimento e a simpatia do Sr. Joaquim.”

Isabel Magro — Críticas Google

“Gostei. O recheio da sapateira estava um bocadinho moído, mas gostoso. O bacalhau à lagareiro era assado na brasa — não e bem a mesma coisa mas não estava mau. A espetada de lulas estava mesmo muito boa. Com os devidos ajustes ao meu gosto particular, sem objeções. Não gosto de batata cozida e adoro batata frita. Não quero comida encostada em saladas cruas.

Reparei no tempo de espera de algumas pessoas, mas não tive que esperar nada fora do normal. O truque é chegar cedo. Antes das 12h30.”