A Google desenvolveu uma aplicação que lhe permite saber se é mais parecido com o Cavaleiro Sorridente de Frans Hals ou com a Rapariga Com o Brinco de Pérola de Johannes Vermeer.

Esta função de reconhecimento facial está incluída na aplicação Google Arts and Culture e foi lançada nos Estados Unidos no inicio deste ano. Este mês, já é possível que qualquer pessoa no mundo encontre o seu sósia entre uma imensidão de pinturas e peças de arte.

O processo de pesquisa é simples: tira uma selfie com o telemóvel e a Google trata do resto. Depois de analisar a vasta coleção de fotografias de pinturas, encontra uma cara que tenha os traços faciais mais semelhantes. Para tornar isto possível, a Google fez parceria com cerca de 12 mil museus em todo o mundo, de modo a construir uma pesquisa mais abrangente e precisa.

Esta aplicação, disponível para Android e iOS, já foi descarregada mais de cinco milhões de vezes desde que esta nova função se tornou disponível. Está também cotada como uma das mais populares na categoria de educação na Google Play Store.  

Há quem discorde com as sugestões que lhe aparecem, mas temos de reconhecer que há algumas que até são parecidas. Mostramos-lhe alguns exemplos.