Areia, água salgada, miúdos a gritar e bolas de Berlim. É tudo aquilo em que se pensa quando o assunto é praia, mas uma iniciativa da Cascais Capital Europeia da Juventude 2018 quer mudar por completo este conceito. É que a praia da Ribeira, na Baía de Cascais, vai receber pela primeira vez o festival Cinema na Praia onde, adivinhou, a ideia é dar a possibilidade de ver alguns dos grandes clássicos do cinema a partir da sua toalha.

A primeira edição do festival de cinema na praia arranca já na próxima sexta-feira, 7 de setembro, e prolonga-se até 16 de setembro, domingo. O objetivo é transmitir, durante dez dias seguidos, alguns dos filmes mais recentes — que, além de terem sido premiados, marcaram a história recente do cinema.

Vai haver cinema ao ar livre na Avenida de Roma
Vai haver cinema ao ar livre na Avenida de Roma
Ver artigo

O único requisito mais ou menos obrigatório é levar toalhas para se deitar na areia ou para se tapar. É que as noites de setembro prometem ser frescas o suficiente para que possa sentir frio durante o filme. O início das sessões está marcado para as 21 horas, exceto no sábado, 8 de setembro, onde o filme será transmitido a partir das 23 horas.

Antes do visionamento de cada filme, estarão espalhadas pela praia da Ribeira algumas roulotes de street food para garantir que não passa a noite de estômago vazio. A entrada é gratuita.

A programação completa é a seguinte:

7 de setembro — "Avatar", realizado por James Cameron

8 de setembro — "Deadpool", realizado por Tim Miller

9 de setembro — "Pulp Fiction", realizado por Quentin Tarantino

10 de setembro — "O Caso Spotlight", realizado por Tom McCarthy

11 de setembro — "Birdman", realizado por Alejandro G. Iñárritu

12 de setembro — "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força", realizado por J.J Abrams

13 de setembro — "Dunkirk", realizado por Christopher Nolan

14 de setembro — "Blade Runner 2049", realizado por Denis Villeneuve

15 de setembro — "The Revenant: O Renascido", realizado por Alejandro G. Iñárritu

16 de setembro — "The Grand Budapest Hotel", realizado por Wes Anderson