"Isto não é só uma gelataria". Apresentar desta forma uma loja de gelados é o suficiente para despertar a curiosidade sobre o que se passa ali pela Rua do Alecrim, em Lisboa. Mas é exatamente desta forma que Maria Palma, brand manager da Carte d'Or em Portugal, fala daquela que é a primeira loja da marca em todo o mundo.

A pergunta seguinte é, de tantos sítios no mundo e estando nós perante uma marca francesa, porquê Lisboa para dar esse passo de emancipação? "Pegámos no conceito criado no ano passado em Paris, cidade na qual a marca apostou na criação de uma loja pop up e transformámos a ideia em algo permanente", explica à MAGG a responsável pela marca.

Assim, Lisboa passa a ser a primeira cidade do mundo a ter uma loja totalmente dedicada aos gelados de inspiração francesa. Falamos em gelados, mas há muito mais do que isso por aqui. Aliás, a ideia é deixar que seja a imaginação a ditar o produto final. "A marca pretende inspirar os dessert lovers a libertarem a criatividade ao criarem a sua sobremesa perfeita", acrescenta a responsável.

A mistura entre gelados, toppings e pastelaria é quase infinita, mas vamos tentar fazer uma síntese. Começando pelos gelados, são 18 os sabores disponíveis e podem ir desde os sorvetes de fruta como a framboesa, o morango ou o limão até aos gulosos cheesecake, brownie de chocolate ou algodão doce.

Já os toppings, podem ser líquidos com sabores como o lemon curd ou frutos vermelhos, ou crocantes, numa panóplia que vai da amêndoa à granola, passando pelo crumble e os golden flakes. Sim, há flocos dourados nesta loja onde, aliás, o dourado é denominador comum a toda a decoração.

E como aqui a ideia é fazer da loja um estúdio de criação, é o cliente que decide que sobremesa vai comer, numa combinação que pode ter como base duas das mais icónicas sobremesas da marca. Quem nunca pediu uma fatia de Romântica ou uma Tarte de Whisky para sobremesa que levante o braço? Bem nos parecia.

O "frutóchocolate" já era. Há gelados de matcha, spirulina e até carvão vegetal
O "frutóchocolate" já era. Há gelados de matcha, spirulina e até carvão vegetal
Ver artigo

Na opção "Make your slice", essas duas fatias apenas ficam completas com uma cobertura líquida e um topping crocante.

Ainda na junção entre pastelaria e gelataria, há a opção "Make your dessert", tendo como base um macarron (chocolate, morango, pistácio ou baunilha), enriquecido por uma cobertura líquida e dois toppings crocantes. Maria Palma confidencia-nos que, num futuro próximo, é possível que o macarron venha a ser substituído por outra base, como a massa choux — tão usada em éclairs — ou até o pastel de nata.

Morada: Rua do Alecrim, 24, Lisboa

Horário: 12h-20h à quinta-feira e domingo; 12h-24h à sexta-feira, sábado e véspera de feriado

Preços: os gelados podem ir dos 2,50€ aos 4,50. As sobremesas com base de macarron ou de tarte custam 4,50€

Mas se o dia não estiver para grandes invenções, e tudo aquilo que se deseja é um bom e velho gelado, também aqui não fica mal servido. Todos os cones são recheados na hora com uma cobertura de chocolate quente. Se preferir que o gelado seja servido no copo, essa cobertura é posta em cima das bolas, num contraste quente e frio que faz com que o chocolate fique crocante.

A loja esteve em soft opening para que todo o staff afinasse a técnica de servir os gelados com os toppings e coberturas que o chef Telmo Moutinho desenvolve em laboratório. Mas, a partir de agora, está aberta de quinta-feira a domingo e pronta a receber todos aquele para quem um Epá já não é suficiente.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.