No início da década de 1960, a Marvel Comics tinha encontrado a receita para o sucesso com as bandas desenhadas: "O Incrível Hulk" e "O Quarteto Fantástico". No entanto, Stan Lee, o escritor, editor e empresário norte-americano, estava à procura de algo novo. Um super-herói com que o público adolescente se identificasse. O problema? Inventar um super poder inovador.

Lee estava sentado na sua cadeira à procura de ideias, quando reparou numa aranha (há quem diga que foi uma mosca) a subir uma parede. Nesse momento, fez-se luz e surgiu a imagem de uma personagem que pudesse trepar paredes tal como um inseto. Na altura, era comum os super-heróis jovens terem o nome "boy" no fim. Mas o criador escolheu especificamente "Spider-Man" porque queria que a personagem crescesse ao longo do anos e não queria torná-lo inferior aos outros super-heróis.

O hoje famoso Homem-Aranha foi na altura uma quebra da tradição. Antes, todos os heróis eram adultos, os adolescentes serviam como ajudantes (chamados "sidekicks") e nunca eram personagens principais. E assim nasceu Peter Parker, um adolescente órfão que foi picado por uma aranha radioativa que lhe concedeu poderes extraordinários, como força sobre-humana, capacidade de trepar paredes e o "sentido aranha" (que o faz prever o perigo). Tudo isto adicionado à sua inteligência acima da média o que o transformou no "cool nerd" que todos querem ser. Contudo, não foi fácil convencer o fundador da Marvel.

Martin Goodman, antigo editor da Marvel Comics, considerou a ideia do Homem-Aranha a pior de sempre

Em entrevista à BBC Radio 4, Stan Lee relevou que quando propôs a ideia do super-herói pela primeira vez ao seu editor, este respondeu: "Stan, esta é a pior ideia que alguma vez ouvi." Foi a frase mais errada da sua vida. "Primeiro as pessoas não gostam de aranhas. Segundo, não pode ser um adolescente, porque são sempre os ajudantes. Terceiro, ele não pode ter problemas se é suposto ser um super-herói", continuou, ao que Stan Lee respondeu contratando Steve Ditko, artista e co-criador do Homem-Aranha, para que pudesse desenhar a personagem e inserir na série de livros "Amazing Fantasy".

A estreia do super-herói na banda desenhada, em 1962, revelou-se um sucesso, especialmente entre leitores adolescentes.

Primeira banda desenhada do Homem-Aranha em 'Amazing Fantasy #15'. Arte de capa por Jack Kirby e Steve Ditko

Stan Lee quis que o super-herói lidasse com problemas da vida real

Inicialmente, o Homem-Aranha estava a ser concebido com um aspeto demasiado musculado e heroico para um adolescente. Stan Lee, com a ajuda de Steve Ditko e Jack Kirby, recriaram-no com um físico magro para que se assemelhasse a um aranhiço quando trepava paredes.

O Homem-Aranha é a série de livros mais vendida da Marvel Comics com cerca de 360 milhões de cópias vendidas até hoje. A seguir está “X-Men”, “Capitão América” e “Os Vingadores”.

Lee fez também questão de que o super-herói lidasse com problemas da vida real, principalmente os de um típico adolescente, para que o leitor se pudesse relacionar. Peter Parker é uma personagem solitária, inteligente, "geek", desajeitado com as raparigas e em ambientes sociais em geral. Quando ganhou os poderes, tentou fazer dinheiro com as suas novas habilidades e cometeu inúmeros erros até ouvir o conselho do seu tio Ben: "Com grande poder vem grande responsabilidade".

Acima de tudo, o Homem-Aranha pode ser qualquer um de nós. Quem não tentaria fazer dinheiro se tivesse poderes? Quem não tentaria fazer do mundo um lugar melhor? É esta a grande magia da personagem que Stan Lee tanto fez questão de transmitir.

Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland

Teve várias adaptações no cinema

Para além das inúmeras bandas desenhadas ao longo dos anos, e das adaptações animadas e live-action para televisão, também no cinema a personagem tem conquistado os fãs. Depois de se estrear no cinema em 2002, com a trilogia de Sam Raimi, protagonizada por Tobey Maguire, Kristen Dunst e James Franco, o super-herói teve uma nova adaptação em 2012, desta vez com Andrew Garfield no papel principal. O objetivo era dar a conhecer a história que ainda não tinha sido contada na versão anterior.

No entanto, foi quando a Sony e a Disney finalmente fizeram um acordo, que o super-herói da vizinhança entrou no Universo Cinematográfico da Marvel e se juntou aos Vingadores. A versão adolescente de Peter Parker, interpretada por Tom Holland em "Homem-Aranha: Regresso a Casa" em 2017, arrecadou 756 milhões de euros a nível mundial.

"Marvel's Spider-Man" é um dos videojogos mais antecipados do ano

Desde "The Amazing Spider-Man 2" (2014), baseado no filme com o mesmo nome, que não saía um videojogo a solo da personagem em consolas como a PlayStation, Xbox 360/One e Wii U. Em 2016, durante a conferência de imprensa da E3 da Sony, foi anunciado um novo jogo intitulado "Marvel's Spider-Man", exclusivamente para a PS4 e desenvolvido pela Insomniac.

O jogo rapidamente se tornou dos mais antecipados de 2018 a partir do momento em que as primeiras imagens mostraram a inovadora jogabilidade com gráficos a um realismo nunca antes visto num jogo do Homem-Aranha. Chega a 7 de setembro às lojas habituais em Portugal e oferece uma nova história sem ligações a uma banda desenhada existente ou aos filmes. No entanto, terá os aspetos já conhecidos do super-herói e personagens familiares como a Mary Jane Watson, a Tia May, Norman Obsorn e ainda os vilões Kingpin, Shocker, Electro, Rhino, Vulture, entre outros.

A evolução do Homem-Aranha no cinema e na televisão