Houve uma altura em que contava as horas, os minutos e os segundos para sair das aulas ou do trabalho, corria para casa, fechava-se no quarto em frente ao PC, punha umas disquetes com uns jogos e de lá não mais saía. Hoje já não é assim.

Jogos que existiam para o PC ou para a consola estão a chegar aos smartphones. Prova disso é o Fortnite, um jogo multiplayer que em pouco tempo saltou de um meio para o outro. Mas há muitos mais. Há opções de terror, com enigmas para desvendar. Mas também há opções de plataforma que o obrigam a puxar pela destreza mecânica e mental.

A MAGG reuniu 7 novos jogos, que já pode ter no seu smartphone, altamente viciantes. São quase todos grátis e estão quase todos disponíveis para os dois sistemas operativos.

Helix Jump

Concentração, coordenação, destreza e raciocínio serão postos à prova neste jogo que parece fácil, mas não é. O objetivo é simples, mas concretizá-lo nem tanto. Terá de passar uma bola entre plataformas, fazendo-a ir de uma ponta à outra, sem que ela esbarre nas partes vermelhas. Com cores coloridas, conforme se somam pontos, obstáculos vão aparecendo para complicar o desafio.

O jogo é gratuito e está disponível para sistemas operativos iOS e Android.

Rise Up

Mais um jogo simples, mas que pressupõe raciocínio e noção de espaço. Os jogadores devem mexer o cursor, empurrando as peças móveis para longe, de modo a que se concretize o objetivo: limpar o caminho para que o balão possa avançar de nível.

O jogo é gratuito e está disponível para sistemas operativos iOS e Android.

Granny

Um jogo de terror, que acontece numa casa, em que o jogador é aprisionado por uma velhinha assustadora. Para escapar, não pode fazer barulho e deve ser muito cuidadoso. Em simultâneo, deve conseguir resolver os enigmas para dali conseguir sair.

Está disponível para os sistemas operativos Android e iOS.

Command & Conquer: Rivals

O Command & Conquer: Rivals chegou aos telemóveis — apenas em versão demo no sistema operativo Android —, num formato mais simples. É um jogo multiplayer de estratégia em que o objetivo passar por conseguir ser o primeiro a ativar a bomba nuclear, no centro do mapa.

Está disponível nos sistemas operativos Android e iOS.

ROME: Total War

Mais um jogo multiplayer e de estratégia que chegou aos smartphones e que faz viajar diretamente aos tempos dos romanos. O jogador pode controlar famílias do império e comandar tropas, que se mexem no mapa, de modo a conquistar territórios e outros povos, através de batalhas. Podem controlar-se cidades, construir-se prédios ou armas. Mas as táticas têm de ser bem delineadas.

Está disponível em sistema operativo iOS por 10,99€.

Fortnite

O jogo, inicialmente lançado para PC, já tinha chegado ao sistema operativo iOS e finalmente já faz parte da oferta do sistema operativo Android, mas apenas para dispositivos Samsung — prevê-se que passe a estar disponível noutros, em breve. 100 jogadores lutam uns com os outros num espaço que diminui à medida que estes vão sendo eliminados. O objetivo é chegar à batalha final e sair vencedor.

"Fortnite". Tudo o que os pais precisam de saber sobre o jogo mais popular do ano
"Fortnite". Tudo o que os pais precisam de saber sobre o jogo mais popular do ano
Ver artigo

É gratuito e está disponível em sistema operativo iOS.

SuperCar City

Um jogo de disputa de carros, ao estilo do Mario Kart. O jogo é dividido por ligas, que contêm pistas diferentes. O objetivo passa por ganhar as corridas de forma a desbloquear os níveis seguintes.

É gratuito e está disponível em sistemas operativos Android.