Sabemos o que está a pensar: “Mas existe alguma boa maneira de usar leggings?”. Sim, existe. E não é tão descabida assim. Como as sweatshirts, as UGG e os cabelos amarrados num coque, as leggings também atravessaram um período negro. Um período onde trazer essas coisas para fora de casa significava olhares de lado e desprezo. Agora, algumas dessas coisas conseguiram encontrar a luz e são um hit máximo, como as sweats e os cabelos em coque. Com as leggings esse processo está no início, mas elas estão a voltar aos poucos para mostrar que ainda têm algo para dar.

Leggings. O regresso das calças mais polémicas de sempre
Leggings. O regresso das calças mais polémicas de sempre
Ver artigo

Nunca é demais relembrar a velha máxima “As leggings não são calças”, por isso a primeira regra é mesmo essa – há que ter em conta o comprimento das blusas. Também o tecido é um fator importante que tem de entrar na equação, escolha tecidos fortes que aguentem um dia em ritmo máximo.

Para encontrarmos cinco maneiras de fazer umas leggings funcionar num look, fomos de feed de Instagram em feed de Instagram, de blog em blog, descobrir o que andam as it-girls deste mundo a usar.

1. Leggings com blazer

Christine Centenera

Com Christine Centenera, diretora de moda da revista "Vogue" Austrália, aprendemos que se podem usar leggings num contexto mais formal. Basta escolher um blazer estruturado, um pouco mais longo (de modo a que passe a zona da cintura) e uma blusa para dentro. Adicionar uns saltos altos e uma carteira e está pronta para uma festa, para uma reunião ou para um jantar mais formal.

2. Leggings com saia e casaco em tweed

Leandra Medine

Esta é uma sugestão para as mais corajosas e é-nos introduzida por Leandra Medine, a blogger por detrás do blog de sucesso Man Repeller. Este é um conjunto para ser usado numa ocasião especial, numa festa, numa saída à noite, numa situação não tão formal. Para isso só ira precisar de umas leggings e uma saia em couro e um casaco curto em tweed. A blogger escolheu o preto integral, mas poderá combinar as cores que mais gosta.

3. Leggings com blusa e casaco

Olivia Palermo

Esta é, talvez, a combinação mais acessível por se adaptar a um sem fim de situações. Dá para um ambiente de trabalho mais descontraído, dá para um jantar de amigos ou até mesmo para levar o cão a passear. É um dos uniformes da it-girl Olivia Palermo e nós conseguimos perceber porquê: simples, prático e elegante. Para isso só precisa de umas boas leggings (lembra-se de termos falado de um bom material?), uma blusa fluida que passa a zona da cintura e anca, e um casaco. Depois basta combinar com as suas sapatilhas preferidas e uma carteira colorida.

4. Leggings em vinil e sweatshirt

Chiara Ferragni

Esta é uma combinação, que à partida, tinha tudo para correr mal. Poderia acabar num look pouco cuidado, desastroso mesmo, mas não, fica só elegante e moderno. Aqui temos de agradecer à super blogger italiana Chiara Ferragni, do blog The Blonde Salad, que tornou este look num coordenado cool. Diríamos que tem ar de fim de semana, para brunches ou passeios demorados. Para replicar só precisa de umas leggings em vinil, um sweatshirt larga e umas sapatilhas. Poderá ainda complementar o look com algumas pulseiras.

5. Leggings com camisola de malha

Kendall Jenner

É a confort food dos looks, aquele que fica sempre bem em dias frios nos quais não sabemos o que vestir. A modelo Kendall Jenner usa-o na perfeição, mas temos a certeza de que replicá-lo será muito fácil. Umas leggings, uma camisola de malha larga e umas sapatilhas (ou umas botas, se preferir) é tudo o que precisa ter à mão. Pode também optar por atar o cabelo num rabo de cavalo, em coque, para o tornar elegante e descontraído ao mesmo tempo.