Há a Comic Con, que este ano é no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, e que junta os nerds e fãs de tudo o que são super-heróis, banda desenhada e cultura japonesa. E depois há o MOTELX, um festival pensado para outro tipo de nerd — aqueles que só estão bem a ver filmes de terror e a pregar sustos aos amigos durante a exibição do filme no cinema. Vocês sabem quem são, não vale a pena negar. O festival de terror, que vai já na 12.ª edição, regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 4 e 9 de setembro. No cartaz, estão confirmados não só algumas das figuras mais influentes do género, como alguns dos filmes mais esperados do ano — é o caso de “A Freira Maldita”, cujo trailer foi retirado do YouTube por ser demasiado assustador.

A pensar naqueles que se gabam aos amigos de aguentar uns valentes sustos, a MAGG olhou para o cartaz do festival e escolheu os 5 mais assustadores que vão estar em exibição.

"A Freira Maldita"

Pode não vir a ser um clássico do cinema, mas só o simples facto de ter obrigado o YouTube a eliminar o trailer (agora reposto) é motivo mais do que suficiente para constar nesta lista. “A Freira Maldita” acompanha a história de um padre com um passado obscuro e uma freira que, juntos, são enviados pelo Vaticano para a Roménia com o objetivo de investigar o suicídio de uma jovem freira. No decorrer da ação, ambas as personagens vão descobrindo segredos macabros que colocam em causa não só a integridade da ordem religiosa, mas também as suas próprias vidas e as suas almas.

Passatempo. Temos 5 bilhetes duplos para o primeiro dia da Comic Con Portugal
Passatempo. Temos 5 bilhetes duplos para o primeiro dia da Comic Con Portugal
Ver artigo

No centro do conflito estará o confronto entre ambas as personagens com uma força maléfica na forma de freira demoníaca — a mesma que arrancou gritos de susto dos espetadores no filme “The Conjuring 2 — A Evocação“, que estreou nos cinemas em 2016.

"Morto Não Fala"

O filme brasileiro conta a história de Stênio (Daniel de Oliveira), um homem que trabalha durante o turno da noite na morgue de uma grande e violenta cidade. Tem uma vida solitária e pouco preenchida, mas é nas horas de trabalho que a solidão menos se manifesta — em parte porque a personagem tem um dom paranormal de comunicar com os mortos que tem de preparar antes do funeral.

Está a chegar o filme de terror que levou crianças e pais a fugirem do cinema em pânico
Está a chegar o filme de terror que levou crianças e pais a fugirem do cinema em pânico
Ver artigo

Através das várias e longas conversas que tem com os mortos que lhe passam pelas mãos, Stênio desvenda segredos sobre a sua própria vida e faz desencadear uma série de acontecimentos que colocam a sua família em risco. O filme é de Dennison Ramalho ("ABCs of Death 2"), um reconhecido realizador brasileiro dentro do universo de terror, e promete ser uma experiência assustadora.

"Ghost Stories"

Realizado por Jeremy Dyson ("Funland") e Andy Nyman ("Morte Num Funeral"), "Ghost Stories" é uma produção britânica que acompanha a figura de Philip Goodman, um cético religioso e professor universitário que, fora das aulas, é apresentador de um programa televisivo onde tenta desvendar alguns dos mitos por detrás de supostos acontecimentos paranormais.

Tudo muda, porém, quando é obrigado a viajar para outra parte do país de modo a investigar uma sucessão de casos misteriosos em que os populares acreditam ter havido três aparições sobrenaturais.

"Aterrados"

Em "Aterrados", o filme argentino que conta com a realização de Demián Rugna ("Death Knows Your Name"), é contada a história de um médico especialista em eventos sobrenaturais e de um ex-polícia que, juntos, tentam desvendar uma série de acontecimentos estranhos que começam a ocorrer em Buenos Aires, na Argentina.

E tudo começa quando uma mulher se recusa a entrar na sua cozinha por ouvir vozes que vêm de dentro dos canos, e que a ameaçam de morte. As vozes são também ouvidas pelo marido que, em pânico, liga para a polícia com receio de que algo de muito grave esteja para a acontecer.

"Ghostland — A Casa do Terror"

O filme de Pascal Laugier ("Mártires") é talvez uma das produções mais assustadoras que vai ver este ano. Conta a história de uma mãe que recebe, de herança, uma mansão de luxo e que sem acreditar na sorte que teve, decide mudar-se para lá com a suas filhas. Tudo parece correr bem até que, na primeira noite na casa, há uma invasão por parte de um gangue.

São vários os criminosos que entram na casa com o intuito de roubar a família e matá-la. Porém, não conseguem fazer nada a não ser causar um enorme transtorno psicológico à família. A história avança 16 anos numa altura em que, pela primeira vez, as filhas voltam a visitar a casa onde moraram juntamente com a mãe — e é neste preciso momento que começam a acontecer eventos esquisitos, assustadores e capazes de fazer arrepiar até o mais corajoso do seu grupo de amigos.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.