Desde que me lembro que passo Verões em Tavira. E é daqui que trago das melhores recordações das minhas férias: o bom peixe grelhado, as compras no antigo mercado, as saídas à noite para a única discoteca que existe, as idas à praia com a famelga inteira com direito às melhores bolas de Berlim do mundo, as conquilhas e ameijoas à beira do Rio Gilão, as noites do ciclo de cinema ao ar livre do Convento do Carmo e o típico chiar das cigarras.

Como já não tenho três meses de férias como nos tempos de escola, este ano só me restaram três dias para vir matar saudades. Aqui, a maioria dos meus dias são passados numa de duas praias: a praia do Barril (que foi a praia escolhida pela Fabíola Carlettis, a nossa consultora de moda, na guerra de praias que existiu na equipa MAGG) ou na praia da Terra Estreita (escolhida pela nossa jornalista Catarina da Eira Ballestero... só colegas com bom gosto). Vou então deixar-vos aqui os pontos fortes de uma e de outra para conseguirem escolher, caso venham passar algum dia a Tavira.

A praia do Barril é de acesso mais rápido: ou vamos de comboio, e aí o percurso não dura mais do que 7 minutos, ou temos também sempre a possibilidade de ir a pé, pelo passeio que existe paralelo aos carris, e aí cada um vai ao seu ritmo.

Tirei três dias para vir a Tavira. Qual escolho: Praia do Barril ou Praia da Terra Estreita?

As melhores bolas de Berlim são realmente as desta praia. Eu sou completamente fanática por este bolo e já o experimentei em muitos sítios (mesmo!), mas realmente estas são as mais frescas e saborosas. Não há hipótese! Esta praia é de areal extenso e, se forem como eu, gostam de estar mais isolados. Basta andarem um bocado que a privacidade é maior. Na zona da entrada, existem vários restaurantes e várias lojas, portanto, o comércio é forte, caso não tenham ido com marmitas. A água é muito limpa.

A praia da Terra Estreita é mais restrita, até porque só se chega lá de barco, portanto acaba por se perder mais tempo no trajeto do que indo para uma praia habitual, em que estacionamos e já estamos ao pé da areia. No entanto, este passeio de barca agrada-me... então a viagem de regresso, ao fim do dia, com o pôr-do-sol, é magnífica! O cais do barco, à chegada ou à saída da praia, tem uma paisagem cinematográfica, digna de uma boa sessão fotográfica. Como não há praticamente comércio, a praia tem também muito menos pessoas do que as restantes praias algarvias. Está muito limpa, tanto a água como a areia. É perfeita para um dia de praia em família. Para mim, é uma das praias mais bonitas que conheço.

Posto isto: o melhor mesmo é irem, no mínimo, dois dias a Tavira para conseguirem ir às duas. Cada uma mais maravilhosa do que a outra! PS  - Pergunta: quem é que reconhece a minha fiel companheira deste Verão? Esta é fácil. Basta ver a foto: a minha T-shirt vintage com o logo antigo da GALP.