Sejamos sinceros: quando compramos uns jeans, por muito que sejam o nosso número, nunca nos assentam perfeitamente bem. Ou estão largas na zona da cintura e perfeitas nas ancas, ou o contrário, ou estão ligeiramente largas ou ligeiramente apertadas. Não há volta a dar.

Mas nem só de compras de calças imperfeitas está o nosso armário cheio. Se por sorte conseguiu encontrar as calças ideais, aquelas que nem precisam de ir à costureira, não as largue nem por nada. Mas ironias do destino acontecem. Estão demasiado largas por usar tanto? Ou colocou-as na máquina de secar, elas encolheram e agora não as consegue vestir? Problemas, problemas. Mas não entre em pânico, que há maneira de voltar a ter as suas calças preferidas de volta.

Camisa branca e jeans. 4 ideias para adotar a combinação que nunca vai sair de moda

Se as suas calças estão demasiado largas…

Lave-as em água quente. Para isto basta chegar à sua máquina de lavar roupa e configurar para o programa com água mais quente. Uma dica: não use amaciador. Depois de lavadas, é pô-las na máquina de secar e ligar o programa de ar quente. O calor fará com que as fibras se voltem a unir, tornando as suas calças mais justas do que anteriormente, garante o site Bustle.

Cosa um elástico na cintura. Se a cintura das suas calças está ligeiramente larga, este é o melhor truque que lhe podemos dar. Compre um pequeno elástico numa retrosaria e cosa por dentro da cintura, o site WhoWhatToWear garante sucesso absoluto.  Poderá adaptar este truque a qualquer tipo de calças (é especialmente bom para pijamas).

As calças de ganga das mulheres têm bolsos (muito) mais pequenos do que as dos homens

Se as suas calças estão demasiado apertadas…

Pulverize-as com água e puxe ligeiramente. Este é talvez o truque mais fácil, segundo o site Today, para alargar umas calças jeans que encolheram. Pulverize as suas calças preferidas com água morna e enquanto estão húmidas tente alargá-las manualmente, sempre com alguma delicadeza.

Tome um banho com as calças. Ok, este truque pode parecer estranho, mas o site WhoWhatToWear jura que resulta. Basta vestir as calças, encher uma banheira com água morna (e atenção, não pode ser água quente) e deixe-se relaxar. Isto ajudará a que as fibras se soltem ligeiramente, o que fará com que as calças se alarguem.

Abra ligeiramente o cós. Esta é uma técnica mais avançada e que requer um pouco de habilidade. Basta abrir um corte na costura das calças e cortar um ou dois centímetros para baixo. Depois é necessário um pedaço de ganga (ou outro material) para cobrir o pequeno rasgão. Se tiver problemas com este truque, basta ver este artigo do blog Cotton + Curls com o passo a passo ou então levar à sua costureira.