Parece que não há fim à vista para esta espécie de novela que envolve todo o franchise de James Bond. Depois do afastamento de Danny Boyle ("Trainspotting"), o realizador do próximo filme da saga e o último com o ator Daniel Craig ("007 Spectre") no papel principal, agora foi a vez de Idris Elba ("Luther") destruir os sonhos dos fãs. Em declarações exclusivas, o ator contrariou os rumores de há vários meses que o davam como certo para ser o próximo a interpretar o espião britânico mais famoso do cinema.

A revelação aconteceu na quarta-feira, 22 de agosto, durante a estreia de "Yardie", o primeiro filme realizado inteiramente por Idris Elba. Em entrevista a uma repórter do programa de televisão "Good Morning Britain", o ator terá colocado um ponto final a toda a especulação quando a jornalista lhe perguntou se estaria a olhar para o próximo agente secreto mais conhecido como 007.

Um rotundo "não", foi a resposta do ator que não deu espaço para novas perguntas sobre o filme ou sobre os motivos por que não seria possível interpretar James Bond. Idris Elba sorriu, virou costas e seguiu caminho — e isso foi motivo mais do que suficiente para levar os fãs mais acérrimos do franchise e do ator a insinuar que aquele sorriso poderia ter um significado subliminar por trás.

Seja como for, parece que desta vez o assunto ficou fechado e não há muito mais por onde especular. Mas é compreensível que seja muito difícil de aceitar depois de ter sido o próprio ator à dar azo a toda esta especulação, principalmente depois daquela publicação na sua conta oficial do Twitter onde se lia a mensagem: "O meu nome é Elba, Idris Elba" — uma clara alusão ao agente secreto e às suas aventuras.

Os 5 motivos por que Idris Elba deve ser o novo James Bond
Os 5 motivos por que Idris Elba deve ser o novo James Bond
Ver artigo

Recordamos que tudo isto começou quando o tabloide norte-americano “The Daily Star” afirmou ter conhecimento de uma conversa entre Barbara Broccoli (“007: Skyfall”), produtora do franchise James Bond, e o realizador Antoine Fuqua (“Os Sete Magníficos”). Em conversa, a produtora terá afirmado que a porta estava aberta para um agente 007 negro no futuro com a ideia de substituir o ator Daniel Craig depois de cinco anos a assumir a personagem.

Segundo a mesma publicação, a produtora revelou que ser "altura de um ator não branco assumir o papel do espião britânico” e que Idris Elba seria a escolha perfeita depois do seu trabalho em séries de renome como “The Wire” e “Luther”. Desde então que o debate tinha inundado as redes sociais, com muitas pessoas a favor e outras fortemente contra a ideia de existir pela primeira vez um James Bond negro.

Com a saída de Danny Boyle do próximo filme por "divergências criativas" e com a confirmação de Elba de que não será o próximo James Bond nos próximos filmes, o futuro do franchise é muito incerto.