Sabemos que o tempo pede praia, esplanadas e jardins. Mas se pensarmos bem, quando o termómetro está perto dos 40 graus, não há guarda-sol nem sombra de árvores que nos valham. É nesses momentos que abençoamos o dia em que nasceu Willis Carrier, um nome totalmente desconhecido até ao momento em que é este o resultado para a pesquisa "inventor do ar condicionado".

Mas serão poucos os portugueses a usufruir de máquinas que estabilizam a temperatura em casa. A solução para esses dias é procurar cafés, centros comerciais e cinemas, locais que conjugam a calma de uma cidade grande no mês de agosto com temperaturas que nunca fogem muito a uns amenos 20 graus.

E se disséssemos que agora pode ter toda essa experiência — restaurante, café, cinema e ar condicionado — no mesmo sítio e por um preço até mais baixo do que o habitual?

Os pacotes que juntam jantar mais filme (nalguns casos até pipocas), não são uma novidade e já os há por todo o País. Mas o que estávamos até aqui habituados a ver eram menus cujos pratos não fugiam muito dos hambúrguers, saladas, pizzas e massas que, sem desprimor para o fast-food, estão mais associados àquela comida rápida que pedimos já a contar com os poucos minutos que faltam para a sessão das 21h30.

No El Corte Inglés de Lisboa essa opção de jantar e cinema já estava disponível com acordos feitos com a restauração que serve de vizinhança ao cinema, mas agora fez um upgrade, não só porque subiu uns andares, mas porque esses jantares passaram também a ser servidos por chefs.

Cantina Zé Avillez. Fomos comer ao novo restaurante do melhor chef do mundo
Cantina Zé Avillez. Fomos comer ao novo restaurante do melhor chef do mundo
Ver artigo

Agora que o último piso do shopping passou a ser ocupado por um conceito a que foi dado o nome de "Gourmet Experience", a restauração passou a juntar aos habituais hambúrgueres, pizzas e saladas, pratos como tártaro de atum com salada de quinoa da Tasca Chic, de José Avillez, poke de vieiras com beterraba do chef Kiko ou salada russa com lâminas de salmão marinado e crackers de carvão no restaurante Imanol, do chef basco Aitor Ansorena.

Este tipo de menu pede uma ida com tempo, sem minutos contados para o filme, ainda que tenha a garantia de ter lugar no cinema logo a seguir ao jantar. Por 25 euros, o centro comercial oferece a experiência de jantar no Gourmet Experience, cinema e estacionamento no parque.

Os restaurantes aderentes são a Tasca Chic e o Jacaré, ambos de José Avillez, o Balcão de Henrique Sá Pessoa, o Barra Cascabél do chef mexicano Roberto Ruiz, o Atlántico e Pepe Solla e o basco Imanol.

À exceção do Balcão, onde o menu pode ser escolhido na hora, todos os outros restaurantes sugerem uma ementa. Na Tasca Chic, por exemplo, o menu inclui ovos verdes de entrada, bacalhau à Gomes de Sá, plumas de porco preto ou ervilhas com ovo a baixa temperatura para prato principal, bebida e café. Já no Atlântico, o menu é feito de croquetes de marisco ou mexilhões em molho alvarinho para entrada, corvina em creme picante com cenoura e bimi ou costela de porco com batata de prato principal, bebida e café.

Esta opção está disponível apenas aos domingos no El Corte Inglés de Lisboa.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.