Longe vão os tempos em que a câmara fotográfica era a (única) aliada dos fotógrafos e wannabes. Numa altura em que a evolução tecnológica parece uma locomotiva sem travões, os smartphones entraram em competição aberta com os equipamentos topo de gama. Um substitui o outro? Ainda não. Mas já fazem um excelente trabalho sozinhos.

Este domingo, 19 de agosto, celebra-se o Dia Mundial da Fotografia. A data foi escolhida em memória a Louis Daguerre, que em 1837 inventou o daguerreótipo, o primeiro processo fotográfico a chegar ao grande público. Para assinalar a data, a MAGG pediu a Fábio Peixoto que nos desse as suas melhores dicas para tirar fotos incríveis com o telemóvel.

E ele sabe do que fala. Aos 28 anos, o arquiteto de profissão pode gabar-se de ter vencido a última edição do MIRA Mobile Prize, um concurso internacional que visa premiar as melhores fotos obtidas através de um telemóvel. Todos os anos há um prémio para o português melhor classificado. Em 2018, a vitória foi para o portuense Fábio Peixoto, com uma foto tirada em Serralves.

A fotografia que valeu um prémio a Fábio Peixoto no MIRA Mobile Prize

"Já fui a Serralves várias vezes, mas naquele dia aquela janela chamou-me a atenção porque não tinha a cortina fechada, que normalmente filtra a luz", conta Fábio Peixoto à MAGG. "Criou uma sombra no chão que achei incrível. Já tinha tirado várias fotografias àquela janela, mas nunca a tinha visto assim."

É com o smartphone OnePlus 5T que Fábio Peixoto costuma fotografar. É a sua ferramenta principal: "Uso praticamente só o telemóvel. Principalmente no quotidiano, que é quando acabo por tirar mais fotos". Acaba por ser bastante mais prático, uma vez que está sempre à mão.

Zoom nem pensar, cuidado com a luz e tenha muita atenção às linhas. No Dia Mundial da Fotografia, Fábio Peixoto dá-nos 8 dicas para tirar fotos incríveis com o telemóvel.

Saiba como as digital influencers editam as suas fotografias para o Instagram, passo a passo
Saiba como as digital influencers editam as suas fotografias para o Instagram, passo a passo
Ver artigo

1. Estar atento aos pormenores

Foi exatamente isso que Fábio Peixoto fez em Serralves, quando tirou a foto que lhe valeu um prémio na quinta edição do MIRA Mobile Prize. Às vezes as melhores fotos estão nas coisas (ou sítios) mais banais, e esta fotografia é a prova disso.

"Muitas vezes a própria banalidade resulta em fotografias incríveis." Uma luz que bate de forma diferente, um ângulo em que nunca tinha reparado antes, tudo isto pode resultar numa fotografia inesperada. E espetacular. No próximo percurso para o trabalho, esteja atento a tudo o que o rodeia — pode ser que fique surpreendido.

2. Zoom? Nem pensar

Por mais qualidade que o telemóvel tenha, o zoom arruína sempre a qualidade de uma fotografia. Portanto, é evitar ao máximo — Fábio Peixoto nunca fotografa com zoom.

Fábio Peixoto é arquiteto e apaixonado por fotografia

3. Luz e contraluz

A luz pode ser o maior aliado de uma fotografia. Ou o seu maior inimigo. É óbvio que é possível tirar imagens incríveis quebrando a regra básica da fotografia, no entanto é bastante mais complexo e exige maior conhecimento. O ideal é nunca apontar para a luz, "que desfoca sempre muito as imagens". Além disso, tenha a certeza de que o objeto a retratar está devidamente iluminado.

4. A geometria pode ser muito mais do que uma disciplina chata

"É o que eu gosto mais na fotografia, e geralmente no que me foco mais: geometria e perspetiva." Para obter o efeito desejado, Fábio Peixoto recorre à regra dos três terços: dividir o cenário que se quer fotografar em três terços verticais e horizontais, para obter um total de nove quadrados. Se não quiser ter trabalho, basta mexer nas definições e colocar uma grelha no ecrã.

Depois, é estar atento a esses quadrados: as quatro esquinas do quadrado central devem revelar quatro pontos de interesse da imagem. Se o que lhe interessa está nesses quadrados, está feito: pode carregar no botão e disparar.

5. Cuidado com os fundos

Quando tirar uma fotografia, esteja atento ao que está detrás do objeto retratado — seja uma pessoa, um animal ou um objeto. Fábio Peixoto prefere fundos lisos para "dar mais força à intenção da fotografia".

6. Tenho muita atenção às linhas

É um dos elementos mais poderosos na composição de uma fotografia. Uma das mais importantes é o chamado ponto de fuga — as linhas inclinadas que reproduzem o efeito de profundidade. O ponto de fuga marca a direção para onde todos os objetos se aprofundam e, consequentemente, para onde os olhares se vão direcionar.

7. Editar as fotos é importante — mas não é preciso abusar

Fábio Peixoto só utiliza as ferramentas de edição do Instagram. Contraste, definição, saturação e temperatura são as principais. A primeira é útil porque o fotógrafo não gosta de imagens com muita luz e brancos — esta é uma boa ferramenta para resolver esse problema. A saturação ajuda-o a tirar alguma cor às imagens, uma vez que ele prefere fotos com cores mais neutras.

7 truques para tirar fotos incríveis ao seu cão
7 truques para tirar fotos incríveis ao seu cão
Ver artigo

A definição, como o próprio nome indica, ajuda a definir melhor a foto. Por fim, a temperatura pode ser uma ferramenta igualmente interessante para alterar para uma cor mais quente ou mais fria. Ainda assim, esta é a que utiliza menos.

8. Fotografar na horizontal ou na vertical?

Como Fábio Peixoto publica as suas fotografias sobretudo no Instagram, regra geral até tira as imagens quadradas — apesar de a rede social já permitir os outros formatos, o portuense manteve-se fiel a este estilo base. "Quando não uso o modo quadrado, prefiro fotos verticais. Tem muito mais energia, e é algo que prefiro. Mas não tiro crédito a uma boa fotografia horizontal, muito pelo contrário."

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.