Leite condensado, essa mistura diabólica que adoramos e odiamos, porque sabe ao céu, mas que não faz bem nenhum, seja à saúde ou à figura. É em muitas receitas um dos ingredientes principais da mousse de manga.

Na receita de Márcia Gonçalves, autora do blogue “Compassionate Cuisine” e do livro “Receitas com Paixão” não há nada disso. O resultado é uma mousse de manga, sim, mas com uma fórmula cheia de trocas vantajosas e isentas de produtos de origem animal, como ovos, que também podem constar da lista de ingredientes desta sobremesa. Há açúcar, mas de forma controlada. Há fruta real e não em conserva. Há creme de coco, hortelã e ainda agar-agar, para ficar com a consistência que se quer.

Curioso? Fica aqui a receita.

Ingredientes para a mousse:
1 lata de leite de coco, aproveitando somente o creme de coco
½ manga média, descascada e cortada em cubos
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de agar-agar em pó
2 colheres de sopa de água

Ingredientes para a calda de maracujá e manga:
Polpa de 4 a 5 maracujás
1 colher de sopa de açúcar
Restante ½ manga média, descascada e cortada em cubos
4 folhas de hortelã, picadas

Receita. Mousse de Oreo fit com três ingredientes
Receita. Mousse de Oreo fit com três ingredientes
Ver artigo

Modo de preparação:
Deixe a lata de leite de coco no frigorífico durante a noite anterior à preparação da receita. Se possível, deixe a lata mais tempo para assegurar a separação das camadas, e evite agitar a lata.
Retire a fração sólida da lata de leite de coco, correspondente ao creme de coco, e bata numa batedeira elétrica até obter um creme suave e com picos. Reserve no frigorífico.
Triture a manga juntamente com o açúcar num processador de alimentos ou com o auxílio de uma varinha mágica.
Dissolva o agar-agar nas 2 colheres de sopa de água, junte ao preparado de manga e leve à fervura. Reduza o lume e deixe ferver 1 a 2 minutos, mexendo frequentemente. Retire o preparado do lume e deixe arrefecer pelo menos 10 minutos antes de adicionar ao creme de coco batido. Notará que o preparado começa a ficar mais espesso à medida que arrefece. Reserve.
Enquanto o preparado arrefece, prepare a calda de maracujá: numa panela pequena envolva a polpa de maracujá, o açúcar, os cubinhos de manga e coza durante alguns minutos, até o açúcar se dissolver e obter uma calda brilhante, mantendo a textura dos cubinhos de manga. Retire do lume e envolva a hortelã picada. Reserve.
Por fim, envolva cuidadosamente o preparado de manga no creme de coco, sem mexer demasiado para evitar perder a leveza do creme de coco batido.Leve ao frigorífico para o agar-agar solidificar mais rapidamente e para manter a frescura da sobremesa.
Sirva em tacinhas a mousse com a calda de maracujá e manga.