Sabe aquelas pessoas que ficam sempre incríveis nas fotos do Instagram? Aquelas que dá vontade de lhes bater à porta e perguntar como é que é possível estarem sempre maravilhosas? Pois, não é fácil estar sempre perfeita. Muitas vezes essas fotografias incríveis envolvem cenários cuidadosamente estudados, fotógrafo e equipa de maquilhagem e de cabelos. Outras vezes é só mesmo a fotogenia da modelo a dar um ar de sua graça.

Mas há solução para quem não tem uma equipa de glam 24 horas, ou se não sabe muito bem como tirar fotos. O site Who What to Wear reuniu 10 dicas infalíveis para estar sempre perfeita, que vão desde nunca mais dizer a palavra "cheese" até perceber qual é o melhor lado do seu rosto.

Saiba como as digital influencers editam as suas fotografias para o Instagram, passo a passo
Saiba como as digital influencers editam as suas fotografias para o Instagram, passo a passo
Ver artigo

Mostre o seu melhor lado

A maioria das pessoas tem, na verdade, um lado melhor do que o outro. De acordo com o fotógrafo de moda Garance Doré, em declarações ao site Who What to Wear, o lado esquerdo tende a ser o mais atrativo. Mas não há nada como fazer o teste: agarrar num espelho e treinar poses.

Kendall Jenner a pôr em evidência o lado esquerdo da sua cara

Não diga “cheese”

Esta palavra cria um efeito de sorriso falso, algo que não queremos quando estamos a tirar a fotografia perfeita. Se disser “thursday”, o sorriso vai parecer mais relaxado e menos falso, que é tudo o que se quer.

A influencer Camila Coelho, com a mãe

Evitar os olhos vermelhos

O truque passa por olhar diretamente para uma luz antes de a fotografia ser tirada. Isto faz com que a pupila diminua, o que ajuda a reduzir a probabilidade de ficar com os olhos vermelhos na foto.

Kim Kardashian é a rainha das fotografias no Instagram

Língua por trás dos dentes

Esta é a técnica para o sorriso perfeito. Pôr a língua atrás dos dentes quando sorri ajuda a prevenir um sorriso demasiado grande e forçado. Não se esqueça também de sorrir com os olhos (lembra-se do mítico smize, um termo criado por Tyra Banks no "America's Next Top Model"?) para não parecer infeliz.

Tyra Banks e o seu famoso smize (sorrir com os olhos)

Tente sentir-se relaxada

Quanto mais rígida e desconfortável estiver, pior ficará numa fotografia. Tente relaxar e encontrar um cenário e uma posição que a deixem confortável. Tirar fotografias com muita gente fá-la sentir envergonhada? Opte por um local que tenha menos pessoas, por exemplo. Também é uma boa ideia fechar os olhos antes de a fotografia ser tirada e abri-los e sorrir naturalmente.

A blogger Negin Mirsalehi numa pose descontraída

Cortar/não cortar a fotografia

Eis a questão. No caso de estar a fazer uma fotografia retrato, pode cortar para que a sua cara fique mais enquadrada. Quando a fotografia é de corpo inteiro, aconselha-se a não cortar. Isto pode fazer maravilhas pela sua silhueta, pois alonga-a e torna-a mais elegante.

Chiara Ferrangi numa fotografia tipo retrato

Atenção às fotos sentada

Quando sentada, peça ao fotógrafo de serviço para lhe tirar uma fotografia de um ângulo de cima para baixo. Incline a cabeça levemente para que o seu maxilar tenha destaque: para além de ficar mais favorecida, vai parecer ter uma estrutura óssea forte.

A blogger Emma Hill numa fotografia sentada, tirada de um ângulo de cima para baixo

Primeiro ou segundo plano?

Não se sente demasiado próximo da câmara, isto fará com que pareça desproporcional e aparentemente maior do que é na realidade. Tente enquadrar-se no mesmo plano que um amigo, ou ligeiramente mais para trás.

A influencer Aimee Song sentada em segundo plano

Incline a cara

À semelhança da dica para inclinar a cabeça nas fotos sentada, sugere-se que faça este movimento de cada vez que tira uma foto. Inclinar ligeiramente a cabeça é mais lisonjeador do que enfrentar a câmara de frente. Mais uma vez, as suas maçãs do rosto serão postas em evidência.

A influencer espanhola Alexandra Pereira inclina a cabeça o que torna a foto mais harmoniosa

Ângulos

As modelos usam os seus melhores ângulos depois de muito estudo. O que sugerimos é pôr-se em frente a um espelho e escolher os ângulos que mais a favorecem. Há quem prefira tirar fotos de baixo para cima, de modo a alongar a figura. O essencial é conhecer os seus ângulos bem.

A blogger brasileira Lala Rudge conhece os seus melhores ângulos e tira partido deles