Está a ver aquele mergulho que acaba num enorme "chapão", ou que pura e simplesmente não corre como planeado, e que é capaz de provocar algumas gargalhadas? Pode acabar mal, e consegue causar danos cervicais tão graves como a paraplegia ou tetraplegia.

Os acidentes de mergulho são a quarta maior causa de lesão medular, e ocorrem, sobretudo, em lugares com uma profundidade inferior a 150 centímetros. Mas não é só a profundidade que conta: se a velocidade do impacto for superior a três metros por segundo, pode causar lesões cervicais irreversíveis.

O alerta, dado por Luís Teixeira, ortopedista, especialista em patologia da coluna vertebral, é para todos – para quem só dá "mergulhos de verão", e para quem pratica desportos aquáticos como surf, bodyboard ou stand up paddle.

10 turismos rurais com piscinas (e mergulhos) inesquecíveis
10 turismos rurais com piscinas (e mergulhos) inesquecíveis
Ver artigo

"Na execução do mergulho, a pessoa atinge uma velocidade de cerca de 15 km/h, mas quando o mergulho é executado numa posição quase vertical, a velocidade tem uma trajetória descendente muito veloz em direção ao fundo da piscina", esclareceu o médico em comunicado de imprensa. E, segundo o Serviço Nacional de Saúde, é precisamente em piscinas que ocorre a maior parte destes acidentes. 

Na praia, o problema é um bocadinho diferente, e o médico salienta a importância de se saber onde se está a mergulhar – "Em praias com muita ondulação, as pessoas tendem a mergulhar em zonas de rebentação em que ainda têm pé, e aí é mais frequente uma postura incorreta. No momento do impacto do solo, a posição da cabeça e da coluna vão determinar tudo, mas antes, é a análise do espaço que é fundamental." Até porque, de acordo com um estudo da revista de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica Francesa, na maioria dos casos, a vítima não conhece, ou conhece mal o local onde ocorreu o acidente. 

No grupo de risco estão normalmente jovens entre os 15 e os 30 anos, e do sexo masculino – representam mais de 75%. Mais, o médico lembra que uma boa parte dos acidentes de mergulho (entre 38% a 47%) dá-se após o consumo de drogas, ou álcool. 

E as estatísticas do Serviço Nacional de Saúde também falam por si. As vítimas dos acidentes de mergulho são, em 92% dos casos, homens. 96% dos traumatismos atinge a coluna cervical e 15% das vítimas acabam tetraplégicas. Finalmente, os acidentes de mergulho apresentam alguma sazonalidade e acontecem, na sua maioria, entre maio e setembro (85%).

Vaga de calor. Como proteger os seus filhos (e não só)
Vaga de calor. Como proteger os seus filhos (e não só)
Ver artigo

Mas é possível prevenir estes acidentes, trabalhando a velocidade do impacto e a forma como se entra na água, e tendo sempre muita atenção à zona onde se mergulha.

Como ocorre uma lesão de mergulho?

Luís Teixeira explica que "ao mergulhar com o corpo curvado num local raso, a cabeça bate no solo. Após o impacto com o solo, é o pescoço que vai receber todo o peso do corpo. Vai absorver o impacto e produzir uma flexão ou extensão, que pode ocasionar uma fratura ou um deslocamento de uma vértebra cervical (geralmente, a C5 ou a C6), e resultar num trauma da medula espinal."

A medula, por sua vez, continua o ortopedista, "é a responsável pela transmissão das ordens vindas do cérebro para todas as regiões do corpo humano, e a fratura ou luxação das vértebras comprime-a. Esta compressão causa uma necrose – morte dos tecidos e células da região atingida – que vai impossibilitar a transmissão dos estímulos vindos do cérebro, bem como da sensibilidade dos membros."

O que acontece depois, é que "a vítima fica paralisada, e como tal, não sente os membros. O grau da lesão da medula varia, e pode acabar numa condição de tetraplegia, em que há uma paralisação dos braços e das pernas, ou paraplegia, em que a paralisação é só das pernas."

Deve (ou não) levar um amigo do seu filho nas férias?
Deve (ou não) levar um amigo do seu filho nas férias?
Ver artigo

E quais são os conselhos para mergulhos mais seguros?

Luís Teixeira dá quatro conselhos para que se possa mergulhar em maior segurança:

1.Verificar o espaço (a cor da bandeira, se está numa área protegida, as condições envolventes, a sinalização no local, a profundidade da água) para nunca correr o risco de mergulhar numa zona que desconhece.

2.Confirmar que não existem obstáculos à volta com os quais possa haver uma colisão (rochas, pranchas, pessoas, etc.)

3. Tentar que a entrada na água seja feita numa posição mais oblíqua (menos vertical) de forma a atingir uma menor profundidade e a “amortecer” a velocidade do impacto.

4. Esticar os braços e manter as mãos à frente, para que a cabeça esteja protegida durante o mergulho.