Falar sobre dietas como o vegetarianismo e o veganismo pode ter-se tornado moda ultimamente. Enquanto há uns anos era um desafio comer fora para quem não comia carne, hoje em dia já há uma vasta variedade de restaurantes e espaços dedicados à comida de origem vegetal.

No entanto, para muitas pessoas, ainda é um estilo de vida difícil de compreender, principalmente para os que não conseguem resistir a um bom bitoque, um bife da vazia ou um bacalhau à brás. O que grande parte da sociedade não sabe é que a dieta vegan está repleta de benefícios. Não só estamos a ser amigos do ambiente, como estamos a fazer um favor à nossa própria saúde. É isso que estes documentários pretendem mostrar. Através de várias experiências de pessoas diferentes, os filmes tanto expõem o que se passa por trás da indústria da carne e a forma como os humanos utilizam os animais para fins lucrativos, como também dão uma visão aprofundada sobre como ter uma alimentação mais saudável.

Se está à procura de uma mudança radical nos seus hábitos alimentares e quer contribuir para um futuro mais sustentável, estes são os documentários que tem mesmo de ver.

"Earthlings" (2005)

Earthlings” mostra a crua realidade de como funcionam os maiores sectores industriais que dependem dos animais para a alimentação, roupa, diversão e ainda experiências científicas. O filme é narrado pelo ator e ativista Joaquin Phoenix, pelo qual recebeu o Prémio Humanitário no Festival de Cinema de San Diego em 2005 e está disponível para visualização no YouTube através do link em baixo.

"Vegucated" (2011)

O documentário segue três pessoas que comem carne e produtos de origem animal que adotam uma dieta vegan durante seis semanas enquanto aprendem sobre a indústria da carne. O filme regista ainda a resistência que as pessoas sentem em relação ao vegetarianismo e veganismo e os benefícios da dieta.

"Forks Over Knives" (2011)

Forks Over Knives” explora e examina como a maior parte das doenças degenerativas podem ser controladas ou até revertidas ao eliminarmos a comida de origem animal e processada da nossa dieta.

Encontra-se disponível na Netflix.

"Live and Let Live" (2013)

Do realizador alemão, Marc Pierschel, o filme mostra a relação que os humanos têm com os animais, seguindo seis pessoas que se tornam vegetarianas por diferentes razões: um chefe vegan que trabalhava num matadouro, a fundadora de um santuário de animais de quinta que era agricultora de fábrica, um atleta profissional que mudou totalmente a sua alimentação e ativistas do movimento “Animal Equality”.

Encontra-se disponível na Netflix.

"Cowspiracy" (2014)

“Cowspiracy” é dos documentários do género mais falados nos últimos anos. O filme explora o impacto da indústria animal no ambiente, investiga organizações ambientais e olha para os vários problemas presentes no nosso planeta como o aquecimento global, o uso da água e a desflorestação.

Encontra-se disponível na Netflix.

"Vegan: Everyday Stories" (2016)

Em “Vegan: Everyday Stories”, vemos as histórias de quatro pessoas com estilos de vida completamente diferentes, mas com uma coisa em comum: todas seguem uma dieta vegan. Eles são: um atleta de maratonas, uma criadora de gado, um cozinheiro de uma “food-truck” e uma rapariga de oito anos que quer convencer a família a seguir o veganismo.

"Eating You Alive" (2018)

Eating You Alive” tem a intenção de abrir os olhos ao espectador e mostrar como o que comemos e da maneira como o fazemos pode causar doenças crónicas e como mudar a alimentação pode salvar vidas.