Fãs de "Homeland", preparem-se: a oitava temporada vai ser mesmo a última da série que estreou em 2011. Depois de Claire Danes ("Romeu e Julieta"), a atriz principal que dá vida a Carrie Mathinson, ter confirmado que a próxima temporada seria a última em que iria participar, agora foi a vez do presidente da Showtime confirmar os rumores.

O anúncio foi feito na segunda-feira, 6 de agosto, por David Nevins, presidente do canal norte-americano, durante uma conferência de imprensa da Associação de Críticos de Televisão nos EUA.

"[A série] mudou o jogo na Showtime e sempre se manteve provocadora e profética em relação ao mundo em que vivemos. Foi uma produção de sucesso graças aos produtores e a todo o elenco, mas agora está na hora de ter uma conclusão natural", disse o CEO.

Ainda assim, David Nevins diz que não quer ouvir falar em cancelamento, já que se trata de uma série que vai chegar ao fim através de um fecho de história coerente, conclusivo e em linha com aquilo que tem vindo a ser feito desde a primeira temporada. "Não quero ouvir a palavra 'cancelamento'. [O criador] Alex Gansa tratará de dar a 'Homeland' um bom final", continuou.

Trigémeos separados à nascença foram alvos de um estudo controverso — e a história deu um documentário
Trigémeos separados à nascença foram alvos de um estudo controverso — e a história deu um documentário
Ver artigo

A novidade surge quatro meses depois de Alex Gansa ("Ficheiros Secretos"), criador e principal produtor da série, ter revelado à revista norte-americana "The Hollywood Reporter" que a nova temporada seria a última em que estaria envolvido.

"Não posso falar por Claire, mas este será sem dúvida o meu último ano e estou a projetar todos os meus esforços para que seja o fim de uma história de oito temporadas", explicou na altura.

Claire Danes terá confirmado a sua saída dias depois, mas deixava em aberto a possibilidade de o canal norte-americano criar um outro enredo com o nome da série que já dura desde 2011. Sabe-se agora que uma nova história que envolva novos protagonistas está fora de questão.

"Homeland", que ganhou cinco Globos de Ouro em 2012 e 2013, regressa para uma oitava, e última, temporada em junho de 2019.