Pasta de dentes. O nome diz tudo – ou, pelo menos, nós achávamos que sim. Mas, para além de dar cartas nos rituais de uma boa higiene oral, há quem diga que é capaz de operar um milagre numa mama descaída. Sim, leu bem. Há vários vídeos no YouTube dedicados a esta tendência, e duas formas para tornar os seios não só mais firmes, como até maiores.

Em alguns vídeos, a pasta de dentes é aplicada diretamente nos mamilos, e o resto da mama é massajado com vaselina. Em seguida, deve vestir-se um sutiã, e o ideal é que se passe algumas horas com ele – por isso, a massagem deve ser feita antes de dormir. Repetido durante um mês, este ritual deve tornar os seios mais firmes e maiores, dizem as youtubers.

Redução Mamária. Uma tendência ou uma urgência?
Redução Mamária. Uma tendência ou uma urgência?
Ver artigo

Mas também há quem vá mais longe, e a misture com farinha, clara de ovo e pepino ralado. Depois, massajam-se os seios durante cinco minutos, e já está. Para que os note mais firmes, vai precisar de alguns ovos, dizem elas: deve repetir a massagem durante cerca de cinco dias.

Num vídeo que conta com mais de 7 milhões de visualizações, a youtuber Editorial Naturalbeauty556, até aconselha um tipo de pasta de dentes, que pode resultar melhor do que os outros. "A pasta de dentes branca é ideal para este tratamento porque ajuda a diminuir os poros, e torna a pele mais firme."

Mas, seja qual for o método escolhido, não perca tempo a fazer isto. Não vai resultar. André Magalhães, cirurgião geral dedicado à patologia mamária, disse à MAGG que a tendência é absurda. “É o envelhecimento normal da mama que faz com que ela fique descaída, e a única maneira de o reverter é através de uma cirurgia.”

Médica especialista revela tudo e desfaz mitos sobre implantes mamários e amamentação.
Médica especialista revela tudo e desfaz mitos sobre implantes mamários e amamentação.
Ver artigo

Makeup Mesha, uma blogger que conta com mais de 38 mil seguidores no YouTube, é a prova viva disso mesmo. Testou a fórmula com vaselina e, de facto, não ficou satisfeita com o resultado. "Não resultou. Fiz isto durante 30 dias, todas as noites."

Para Paula Ambrósio, médica ginecologista, tudo isto não passa de "uma idiotice inacreditável, e uma ótima maneira de gastar ovos." Disse-nos que tem a opinião de qualquer médico, e de qualquer pessoa que tenha estudado um bocadinho sobre o assunto.

"Só o aumento da glândula mamária, ou da gordura da mama são capazes de a aumentar naturalmente. Isso, e os implantes mamários, claro. Mas nesse caso, não é um aumento natural." Quanto à pasta de dentes, não cabe aqui – "Nada mais aumenta as mamas."

No caso do aumento da gordura da mama, dá-se quando há um aumento de peso, mas só se a mulher tiver gordura aí localizada. Caso contrário, as alterações de peso não terão influência no tamanho da mama. Por outro lado, as glândulas mamárias apenas aumentam na gravidez e no pós-parto (por causa da amamentação).

Amamentar em público: exibicionismo ou gesto natural?
Amamentar em público: exibicionismo ou gesto natural?
Ver artigo

Quanto à firmeza da pele, a chave é o colagénio, e não há pasta de dentes que o aumente. "Nem os cremes refirmantes aumentam o colagénio. O que fazem é hidratar a pele e torná-la mais elástica e resistente à ação da gravidade."

A médica salientou a versatilidade da pasta de dentes – "é boa para limpar taças, anéis de prata, e para pôr nas borbulhas" – mas não para tornar as mamas mais firmes nem para as aumentar.

Se chegou a aderir à tendência, e se se besuntou com pasta de dentes, na esperança de um milagre, pode continuar à espera, porque não vai acontecer nada. "É inútil, mas também é inofensivo, porque não vai ser absorvida pela pele."