Ator, realizador, produtor e empresário, o multifacetado Robert Redford provou ser um dos grandes talentos de Hollywood nas últimas seis décadas após estrear-se na representação em 1960, na série televisiva "Maverick". O ator norte-americano não é uma cara fácil de esquecer, nas décadas de 60 e 70 foi considerado um dos maiores "sex symbols" do cinema nos Estados Unidos da América. Hoje, com 81 anos, revela à revista "Entertainment Weekly" que vai reformar-se oficialmente, mas antes deixa-nos um último filme, "The Old Man & The Gun", realizado por David Lowery, com estreia marcada para 8 de novembro em Portugal. "Decidi que este seria o fim para mim na representação (...), já o faço desde dos meus 21 anos. Porque não acabar com algo otimista e positivo?" diz à revista sobre o seu último trabalho como ator.

Nascido em 1936, em Santa Monica, Califórnia, cresceu a partilhar a sua paixão por cinema com a mãe, Martha. Mas só mais tarde descobriu a sua verdadeira vocação. Até lá, tropeçou entre empregos, nos quais admite não ter tido muito sucesso. "Na verdade, eu era um fracasso em tudo o que tentava. Trabalhei numa caixa de um supermercado, mas fui despedido. Depois o meu pai arranjou-me trabalho na Standard Oil, e fui despedido de novo", revela à revista "Success" em 1980, segundo o site "Biography".

Na vida académica, também não se distinguiu e decidiu desistir — há quem diga que foi expulso — da Universidade do Colorado. Após viajar pela Europa, passando por países como Espanha, França e Itália, regressou aos EUA onde frequentou a American Academy of Dramatic Arts em Nova Iorque.

Foi nos anos 50 que a sua carreira de ator finalmente arrancou, tendo começado no teatro. No entanto, esta fase da sua vida foi marcada por um momento difícil — a morte súbita do filho de 5 meses, Scott, e de Lola Van Wagenen, com quem teve mais três filhos. Depois de participar em vários trabalhos no mundo da televisão, em 1962 teve a sua grande estreia no cinema com "War Hunt".

Apesar de o arranque difícil e um caminho atribulado durante a juventude, Redford é hoje em dia um ícone na indústria cinematográfica, com uma carreira invejável e repleta de feitos que ficarão para a história. Entre eles estão: o Óscar de Melhor Ator pelo filme "Gente Vulgar" (1980), o Óscar Honorário que recebeu em 2002 e ainda o Sundance Film Festival (o famoso festival de cinema dedicado aos filmes independentes), do qual é fundador.

Este pode pois ser o fim de uma era para Robert Redford e podemos só ter mais um filme do ator por estrear. Mas a vantagem de trabalhar nesta indústria é poder deixar uma marca que nem o tempo pode levar. Se ainda não viu, tem de conhecer estes cinco filmes do ator.

"Dois Homens e Um Destino" (1969)

Em Wyoming, no início de 1900, Butch Cassidy (Paul Newman) e The Sundance Kid (Robert Redford) são os líderes de um grupo de foras-da-lei. Após o assalto falhado a um comboio, fazem de tudo para escapar fugindo para a Bolívia, na América do Sul.

"A Golpada" (1973)

No anos 30, dois vigaristas, Henry Gondorff (Paul Newman) e Johnny Hooker (Robert Redford) tentam vingar-se do líder criminoso Doyle Lonnegan (Robert Shaw), responsável pela morte de um dos seus parceiros.

"Os Três Dias do Condor" (1975)

Um empregado da CIA, Joseph Turner (Robert Redford), em Nova Iorque vai buscar almoço num dia de trabalho. Quando volta, descobre que todas as pessoas do escritório foram assassinadas. Quando sabe que pode ter o mesmo destino, tem de fugir tanto da CIA como da polícia, sem saber em quem confiar.

"Os Homens do Presidente" (1976)

Baseado em acontecimentos reais, os jornalistas do "The Washington Post", Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), descobrem os detalhes do escândalo "Watergate", o que leva à demissão do Presidente Richard Nixon.

"Um Homem Fora de Série" (1984)

No início dos anos 20, Roy Hobbs (Robert Redford) é um jovem com um talento impressionante para o basebol. No entanto, um encontro com uma mulher misteriosa destrói os seus sonhos. Vários anos depois, Hobbs tem uma nova oportunidade de concretizar o seu sonho e liderar os Knights no campeonato.