Foi em agosto do ano passado que Paulo Santos embarcou numa viagem de dez dias por Marrocos com dois amigos. Com o intuito de fotografar locais abandonados, a jornada começou em Tânger e, 1.743 quilómetros depois, terminou em Marraquexe. Pelo caminho, o desenhador de 43 anos descobriu quatro cenários abandonados de filmes e séries famosas. As imagens foram partilhadas agora na sua página Pr0j3ct URBEX.

A Guerra dos Tronos”, “Gladiador”, “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”, "Terror nas Montanhas”. É conhecida pelo nome Hollywood no Deserto, e não é difícil explicar porquê. Em pleno deserto marroquino, mais precisamente em Ouarzazate, a 200 quilómetros de Marraquexe, esta região recebeu a rodagem de blockbusters famosos. Não é de estranhar, por isso, que a entrada na cidade se faça por uma rotunda que, no meio, tem uma claquete com a palavra "action".

É nesta região que ficam os estúdios Atlas, que abriram em 1983. A cinco quilómetros de Ouarzazate, são o maior estúdio de cinema do mundo em área. Há uma parte que é visitável, outros cenários estão simplesmente espalhados pelo deserto.

"Chegámos a esta zona ao final do dia, e já não tivemos oportunidade de ver nada", conta Paulo Santos à MAGG. No dia seguinte arrancaram bem cedo, por volta das 8 horas, para partir à descoberta dos estúdios abandonados. "Como já tinha feito a pesquisa pelo Google Maps, e tinha as coordenadas GPS, fomos diretos aos sítios".

Paulo Santos é fotógrafo de locais abandonados

O primeiro cenário que Paulo Santos descobriu era impressionante. "Quando chegámos não estava lá ninguém — estava tudo aberto, sem vedações. Foi só seguir uma estrada de terra batida, estacionámos o carro quase em frente do set."

Esta primeira visita durou aproximadamente 45 minutos. Perto do final apareceu um homem a dizer que eles não podiam estar ali, uma vez que os cenários eram privados. O grupo explicou que só estava ali para tirar umas fotografias, deu-lhe umas moedas e o assunto ficou resolvido.

Apesar de não saber exatamente o que é que foi rodado por lá, são evidentes as semelhanças com os cenários de "Gladiador".

Seguiu-se o cenário onde foram rodadas cenas de "A Guerra dos Tronos". Foi aqui que foi filmado o 10.º episódio da terceira temporada. Neste, Daenerys Targaryen, a única criança sobrevivente do rei Aerys II Targaryen, conquista a mítica cidade de Yunkai.

"Era uma área grande, o equivalente talvez a metade da antiga Feira Popular de Lisboa".

Com temperaturas a rondar os 50 graus, Paulo Santos e os amigos seguiram para um terceiro cenário. O fotógrafo não sabe exatamente que filmes nasceram aqui, mas hipóteses não faltam. Antes mesmo de os estúdios Atlas existirem, Hollywood já procurava uma região para fazer magia — que é como quem diz cinema.

"Ali Baba e os 40 Ladrões", "Lawrence da Arábia" e "A Jóia do Nilo" foram dos primeiros filmes a serem rodados no deserto de Marrocos. Mais recentemente foi aqui gravado também "A Paixão de Cristo", "Alexandre" e “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”.

Paulo Santos passou ainda por uma bomba de gasolina onde foram rodadas cenas de "Terror nas Montanhas". Este era o único local que já conhecia mas, como queria fazer umas fotos melhores, regressou. À porta estava sentado numa cadeira um senhor que os recebeu e os deixou entrar. "Perguntámos se podíamos fotografar e ele disse que sim. Não nos pediu nada, mas no final demos-lhe umas moedas. Fazia todo o sentido, tendo em conta que é ele que guarda o local e passa um dia inteiro ao sol".

Neste viagem, Paulo Santos aproveitou ainda para fotografar outros locais abandonados. Não foram cenários de filmes, mas vale a pena vê-los pela sua beleza.