O que é que se faz numa cidade onde não abundam apartamentos? Convertem-se lojas e escritórios em casas. É exatamente isso que está a acontecer em Lisboa. Basta dar uma olhadela nos sites de casas para perceber a nova tendência, onde surgem cada vez mais anúncios de apartamentos nascidos em espaços comerciais. Pode ser um bom negócio: de acordo com o "Diário de Notícias", os preços são em média 30% mais baixos.

Tudo depende do que estamos a falar. Nos negócios megalómanos não há preços mais em conta — já este verão arrancam as obras no histórico edifício do "Diário de Notícias", que vai ser reconvertido num prédio de habitação com 34 apartamentos de luxo. O investimento foi de 45 milhões de euros e as tipologias vão desde os T0 (430 mil euros) até aos T3 (entre 1,7 e 2,1 milhões de euros).

Mas esta é uma pequena exceção numa Lisboa onde as contas (ainda) não são feitas apenas com milhões. Um pouco por toda a cidade, vão surgindo projetos mais pequenos de lojas que foram, ou podem vir a ser, reconvertidas em apartamentos. Na Penha de França e São Vicente, por exemplo, duas lojas transformaram-se em T0+1. No Areeiro, por 345 mil euros pode adquirir um escritório/loft que pode ser transformado em habitação.

As situações mais absurdas que encontrámos em quartos para arrendar em Lisboa
As situações mais absurdas que encontrámos em quartos para arrendar em Lisboa
Ver artigo

Mostramos-lhe de seguida 8 lojas que foram (ou podem ser) transformadas em apartamentos.

Loja reconvertida T0+1, Penha de França (150 mil euros)

Remodelada e mobilada, esta loja foi reconvertida num apartamento T0+1 com mezzanine e está pronta a habitar. O único problema é que ainda está com afetação de comércio na caderneta predial, sendo que a alteração está sujeita ao pagamento de taxas. Tem um total de 30 metros quadrados.

Veja o anúncio.

Loja reconvertida em T0+1, São Vicente (130 mil euros)

Ainda com afetação de comércio na caderneta predial, esta loja foi transformada num apartamento com 30 metros quadrados. Tem um quarto em mezzanine, kitchenette, sala de estar, casa de banho e um pequeno terraço e anexo de uso exclusivo.

Veja o anúncio.

Loja a transformar em apartamento, São Vicente (245 mil euros)

Esta loja é vendida com a fração R/C do mesmo prédio, resultando num T3 com logradouro privativo, com 120 metros quadrados. De acordo com o anúncio, o espaço aguarda a autorização da "Câmara para ser autorizada para ser transformada em apartamento."

Veja o anúncio.

Escritório, Areeiro (345 mil euros)

Com um total de 158 metros quadrados, este escritório/loft está dividido em oito gabinetes, cozinha e duas casas de banho. Há vários espaços de arrumação e janelas amplas em três frentes equivalente a um terceiro andar. A entrada é feita ao nível do R/C. "Possibilidade de transformar em habitação permitindo uma boa rentabilidade como investimento", lê-se na descrição.

Veja o anúncio.

Loja ou armazém, Estrela (85 mil euros)

Esta loja em open space tem 43 metros quadrados. "Presentemente este imóvel está com afetação para comércio, mas existe a possibilidade de o converter em habitação", lê-se na publicação.

Veja o anúncio.

O drama de quem não consegue arrendar casa em Lisboa
O drama de quem não consegue arrendar casa em Lisboa
Ver artigo

Escritório, Odivelas (100 mil euros)

Situado no R/C de um edifício habitacional, o espaço tem quatro divisões: uma sala em open space, duas casas de banho a arrecadação. Há ainda ar condicionado. De acordo com o anúncio, pode ser adaptado para habitação.

Veja o anúncio.

Escritório, Marvila (575 mil euros)

Já com licença para habitação, além de escritório, este open space todo envidraçado tem vista total para o rio. É composto por uma sala e duas casas de banho, num total de 301 metros quadrados.

Veja o anúncio.

Loja, Campo de Ourique (84 mil euros)

Esta loja em Campo de Ourique tem um projeto para apartamento T0. Com um total de 33 metros quadrados, tem uma sala, casa de banho e uma pequena arrecadação.

Veja o anúncio.