A situação não é nova, mas só agora é que parece haver uma posição oficial por parte da Disney — que é quem está responsável pela produção e distribuição dos filmes "Guardiões da Galáxia". Tudo começou no início de julho, quando várias das piadas obscenas que o realizador norte-americano tinha dito entre 2009 e 2010 se tornaram virais. Por não querer estar associada ao comportamento inapropriado de James Gunn, a Disney decidiu afastá-lo da realização do novo filme.

As frases deselegantes e questionáveis do realizador foram várias, e todas elas foram entendidas como apologistas de violação, pedofilia ou simplesmente vistas como piadas de mal gosto. "Gosto quando as crianças me tocam naquele sítio" ou "o duche deste hotel é o mais fraco de sempre, senti-me como se um miúdo de três anos estivesse a fazer xixi na minha cabeça" são alguns dos exemplos que serviram para gerar o caos.

A polémica foi tanta que o elenco emitiu um comunicado em conjunto, não só para exprimir o apoio ao realizador mas também para informar que caso James Gunn fosse definitivamente afastado do novo filme, também grande parte dos atores principais se demitiriam.

"Apesar de não compactuar com o comportamento errático de James Gunn, aquelas piadas foram escritas há quase dez anos. Apesar disso, ele é um homem bom e preferia que continuasse como realizador deste projeto", lê-se na publicação de Chris Pratt ("Mundo Jurássico"), um dos atores principais do filme que também assinou o comunicado.

"Missão: Impossível - Fallout" bate records de bilheteira e promete ser o filme do verão
"Missão: Impossível - Fallout" bate records de bilheteira e promete ser o filme do verão
Ver artigo

Apesar dos muitos esforços, a revista "Variety" avança agora que a Disney não vai voltar atrás na decisão e adianta que o despedimento já foi aprovado pelos diretores do estúdio. Resta saber se os atores vão cumprir a promessa e, assim, colocar em risco uma das grandes produções da multinacional norte-americana.

Esta já não é a primeira vez que o realizador está envolvido em polémicas e escândalos. A última foi em 2012 quando escreveu uma publicação no seu blogue pessoal intitulada "Os 50 super-heróis com quem quer ter sexo", entretanto eliminada depois de um pedido de desculpas.

Encontrar um substituto de James Gunn para o terceiro filme de "Guardiões da Galáxia" não vai ser fácil. Segundo a mesma publicação, há rumores que Jon Favreau ("Homem de Ferro") ou Taika Waititi ("Thor: Ragnarok") são alguns dos preferidos. Mas visto que ambos estão ocupados com outros projetos, é possível que a Disney tenha de recorrer a outros realizadores que não estejam familiarizados com o conceito do filme e com as personagens dos livros de banda desenhada.