A vida de Pablo Escobar, o famoso barão de droga colombiano, continua a ser motivo de interesse para muita gente, e isso é notável pela quantidade de séries e documentários que já foram feitos a seu respeito. "Narcos", "Pablo Escobar: El Patrón del Mal", "Senhores da Droga" e "Alias J.J" são alguns exemplos, e agora vem aí mais uma.

Chama-se "Os Milhões de Escobar" e é a nova série do canal Discovery Channel que vai acompanhar dois antigos agentes da CIA na procura pela fortuna escondida do traficante de droga que, na década de 80, causou o caos em toda a Colômbia. Em apenas seis episódios, a nova produção pretende dar um retrato fidedigno da figura incontornável de Escobar através de visitas a todos os locais por onde passou e de conversas com as pessoas com quem privou.

O propósito é o de encontrar a fortuna que, segundo os testemunhos de vários companheiros e cidadãos da Colômbia, terá enterrado nos terrenos na região antes de ter sido considerado o homem mais procurado do mundo. A fortuna escondida está avaliada em milhares de milhões de dólares.

"Narcos" muda de nome, volta atrás no tempo e traz El Chapo na nova temporada
"Narcos" muda de nome, volta atrás no tempo e traz El Chapo na nova temporada
Ver artigo

Os intervenientes são Doug Laux e Ben Smith, os agentes que durante vários anos investigaram Pablo Escobar e chegaram mesmo a estar infiltrados no seu circuito de associados mais próximos. Agora, com a autorização das autoridades colombianas e em parceria com a DEA, a Administração Norte-Americana para o Controlo de Drogas, partem à procura da fortuna tendo apenas as câmaras como testemunhas da missão.

Além das ferramentas de alta tecnologia (que mostram pela primeira vez a forma de atuar da CIA), os dois agentes vão ainda contar com a colaboração de várias fontes próximas de Escobar.

Um deles é Popeye, o único sicário sobrevivente da organização de Pablo Escobar que, em 1992, se entregou às autoridades colombianas e confessou ter sido responsável pela morte de mais de três mil pessoas, das quais mais de 500 eram agentes da polícia.

Popeye. O único sicário sobrevivente de Pablo Escobar tornou-se estrela do YouTube
Popeye. O único sicário sobrevivente de Pablo Escobar tornou-se estrela do YouTube
Ver artigo

Segundo Popeye, grande parte do dinheiro está enterrado numa zona de difícil acesso e controlada pelas forças paramilitares. Mas não será o único a ajudar na investigação, também Luz Maria Escobar, irmã de Pablo, e Mickey Munday, um dos traficantes mais conhecidos da organização, vão apoiar a equipa no terreno com os seus testemunhos.

A série tem estreia marcada já para esta quarta-feita, 1 de agosto, no Discovery Channel, às 22 horas, com um episódio duplo.